MAÇONARIA
, LIBERDADE, FRATERNIDADE E IGUALDADE, PARA OS CRISTÃOS A MORTE.
Parte I
Vamos falar da maçonaria, começando com o syllabus de Pio IX que termina com esta proposição condenável e condenada:
‘O pontífice Romano pode e deve se reconciliar e transigir com Progresso, o liberalismo e a civilização moderna”.
A última proposição do Decreto que se chamou o syllabus de Pio X, proposição Igualmente condenável e condenada está Concebida assim:
“O catolicismo de hoje não pode harmonizar-se com a verdadeira ciência, a menos que se transforme num cristianismo sem dogmas, isto é, num protestantismo Largo e liberal”.
Diante dessas duas proposições demos que é necessário que a igreja se reconcilia com a civilização moderna e a base proposta para essa reconciliação É não a aceitação dos dados da verdadeira ciência que a igreja jamais repudiou que ela sempre favoreceu cujos Progressos ela sempre aplaudiu e para o qual contribui mais do que qualquer outra instituição mas o abandono da Verdade Revelada abandono que transformariam o catolicismo no protestantismo Largo e liberal no qual todos os homens pudessem se reencontrar quaisquer que fossem suas ideias a respeito de Deus de suas revelações e de seus mandamentos dizem os modernistas que é apenas através desse liberalismo que a igreja pode ver novos dias se abrir em diante dela obter a honra de entrar nas vias da civilização moderna e marchar junto com o progresso.
Onde está o problema na ciência moderna? A sociedade ocidental no pós iluminismo produziu uma forma específica de explicar o mundo, chamada de ciência, ou seja, uma forma racional, objetiva, sistemática, metódica e refutável de formulação das leis que regem os fenômenos. Na sociedade ocidental, a ciência é a principal forma de construção da realidade, considerada por muitos críticos como um novo mito por pretender ser a única promotora e critério de verdade.
A sociologia é uma ciência nova, criada no século XIX, criada na França por Auguste Comte (1798-1857).
As transformações políticas, econômicas, culturais e sociais ocorridas à partir do século XV, e que foram diretamente influenciadas pela renascença, foi a grande contribuição para a criação desta ciência e levar o homem ao antropocentrismo.
Renascimento
O Renascimento é o momento classificado por muitos estudiosos como a ruptura entre o mundo medieval e o mundo moderno urbano, burguês e comercial.
De acordo com Costa (2005), existiam diversas visões do Renascimento. Dentre elas, destaco três:
Existem pensadores que vêem de forma positiva, em que as mudanças trouxeram um desenvolvimento do comércio, navegação e dos contatos com outros povos, crescimento urbano, é uma nova nuance na produção artística.
Outros históriadores vêem essa época como momento de turbulência social e política (que foi provocada por grupos que se interessavam em se opor à Igreja e levar ao caos social, veremos mais adiante).
Segundo Costa havia um clima de fim de mundo nas obras artísticas da época, como na Divina comédia de Dante Alighieri e no juízo final de Michelangelo. O fato é que, a partir de então, o homem ocidental passa a ter uma nova postura em relação a natureza e ao conhecimento.
Reforma Protestante
O fim do teocentrismo e das explicações religiosas sobre os fatos possibilitou que aparecessem questões mais imediatistas e materiais, cujo Foco principal era o homem.
Ao abandonar as explicações Sobrenaturais os indivíduos passaram a utilizar a indagação racional e o método científico através da observação e experimentação.
Foi no século XVI que ocorreu o movimento da reforma protestante.
De acordo com Quintaneiro (2002), ao contestar a autoridade da Igreja como instância última na interpretação dos textos sagrados e na absolvição dos pecados, a Reforma colocou sobre o fiel essa responsabilidade e, instituindo o livre exame, fez da consciência individual o principal nexo com a divindade. Para esse autor:
O espírito secular impregnou distintas esferas da atividade humana. Generalizou-se aos a convicção de que o destino dos homens também depende de suas ações. Críticas à educação tradicional nas universidades católicas levaram à substituição do estudo da teologia pelo da matemática e da química (2002,p.13)
Vemos que a honestidade intelectual dos fatos históricos não é o forte dos revolucionários, sejam eles de qualquer linha. As universidades católicas sempre desenvolveram um estudo sobre a matemática, astronomia e outras matérias importantes, lembrando que Mendel um monge Católico é conhecido como o Pai da genética.
Racionalismo
No século XVII, surge o Racionalismo e fortalece a ideia de que o homem produz a história e não a Divina providência. Essa concepção fundamentava a ideia de que a sociedade podia ser compreendida porque, ao contrário da natureza, ela é obra dos próprios indivíduos. O pensamento filosófico desse século contribuiu para a popularização do pensamento científico.
Segundo Francis Bacon, a Teologia perdeu o posto de norteadora do pensamento.
A autoridade, que exatamente constituía um dos alicerces da teologia, deveria, em sua opinião, ceder lugar a uma dúvida metódica, a fim de possibilitar um conhecimento objetivo da realidade.
Os pensadores desse período defenderam, assim, o emprego sistemático da razão e do livre exame da realidade.
É em meio a esse cenário de efervescência intelectual, política e social que observamos dois eventos históricos importantes, que também ficaram conhecidos como Revoluções Burguesas. São eles:
Revolução francesa e Revolução industrial.
Podemos observar que foram eventos com uma sincronização que, não podemos acreditar que o acaso que criou tais eventos, a não ser que você queira chamar Satã de o acaso. A partir desta pequena apresentação vou mostrar os diversos eventos que e conjurações que foram feitas contra à Igreja.
Vou mostrar o grande esforço que está instituição demoníaca tem feito para destruir a civilização cristã, Quais as diferenças que existem entre a civilização antiga e uma civilização nova? Antes da era digital moderna uma civilização diversa daquela que o mundo de nossos dias usufrui, ou pelo menos persegue?
Sim, existiu, e existe em toda Europa uma civilização chamada civilização cristã, não apenas na Europa, mas nas Américas, na África, na Ásia e na Oceânia.
Que motivo faz com que essas duas civilizações se diferenciem?
Elas se diferenciam pela concepção que tem do fim último do homem, e dos efeitos diversos e mesmo opostos que uma e outra concepção produzem tanto na ordem social como na ordem privada.
“O objetivo último do homem é ser feliz”, diz Bossuet. Este objetivo não lhe é exclusivo: é o fim para o qual tendem todas as inteligências, sem exceção. O grande orador não falha em reconhecer isso: “As naturezas inteligentes não tem vontade desejo senão para sua felicidade”. E acrescenta: “nada de mais razoável, porque o que há de melhor do que desejar o bem, Isto é, a felicidade?” Assim, encontramos no coração do homem um impulso Invencível, que o impele a procurar a felicidade. Mesmo se quisesse, não poderia se desfazer dele. É o fundo de todos os seus pensamentos, o grande móvel de todas as suas ações; e mesmo quando ele atira à morte, é porque está persuadido de que encontrará no nada uma sorte preferível àquela na qual ele se vê.
O homem pode-se enganar, e de fato se engana muito frequentemente Na Busca da Felicidade, na escolha da via que o deve levar a ela. Colocar a felicidade onde ela está é a fonte de todo o bem, diz ainda Bossuet; e a fonte de todo mal consiste em colocá-la onde não é preciso. Isto é tão verdadeiro para a sociedade como para o indivíduo. O impulso em direção à felicidade vem do Criador, e Deus neele acrescenta sua Luz para Iluminar o caminho, diretamente por sua graça, e indiretamente pelos ensinamentos de sua Igreja. Mas pertence ao homem, indivíduo ou sociedade, pertence ao livre arbítrio dirigir-se, ir buscar sua felicidade ali onde lhe agrada colocá-la, no que é realmente bom, e, acima de toda a bondade, no bem absoluto, Deus; ou naquilo que tem apenas as aparências do bem, ou que não é senão um bem relativo.
Desde a criação do gênero humano o homem se desviou do bom caminho. Ao invés de crer na palavra de Deus e de obedecer à sua determinação, Adão de ouvido a voz encantadora que lhe dizia para colocar seu fim nele mesmo, na satisfação de sua sensualidade, nas ambições de seu orgulho. “Sereis como Deus”; “o fruto da árvore era bom de comer, Belo de ver, e de um aspecto que excitava o desejo”. Tendo assim se desviado desde o primeiro passo, Adão arrastou sua descendência na direção que ele acabava de tomar.
Nessa direção ela caminhou, nessa direção ela avançou, nessa direção era submergiu durante longos séculos. A história aí está para contar os males que ela encontrou nesse longo extravio. Deus teve piedade dela. No seu conselho de infinita Misericórdia e de Infinita sabedoria, Ele resolveu recolocar o homem no caminho da felicidade. E a fim de tornar sua intervenção mais eficaz, Ele quis que uma pessoa Divina viesse sobre a terra mostrar o caminho Por sua palavra, tocar os homens por seu exemplo. O verbo de Deus se encarnou e passou trinta e três anos entre nós, para tirar-nos da via da perdição e para abrir-nos a estrada de uma felicidade não enganosa.
Continua
#MacauGoaAngolaMoçambiqueCaboverdeGuinéBissauGuinéEquatorialSãotoméeprincipeEUAfrançaparisgeorgiaportugalMacedôniabelarusRússiapaquistãoIrãCoreiaEgipto #maçonaria #humanismo #EUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoArabiasauditaEmiradosÁrabesunidosEtiópiaNigériaChinaIraqueZimbabuéÁfric #Históriamoderna #UzbequistãoLaosMauritâniaIêmemAfeganistãoMaldivasSomáliaArábiaSauditaIrãCoréiadoNorte #Revoluçãofrancesa #Igreja