No dia seguinte ao da publicação da Encíclica em que Leão XIII denunciou novamente ao mundo a franco-maçonaria como sendo o agente secreto da guerra contra a Igreja e contra a ordem social, o bulletin de la Grande loge symbolique Écossaise exprimiu o pensamento da seita nestes termos: “O mínimo que a franco-maçonaria pode fazer é agradecer ao soberano pontífice por sua última Encíclica. Leão XIII, com uma autoridade incontestável e com grande luxo de provas, acaba de demonstrar, mais uma vez, que existe um abismo intransponível entre a igreja, da qual ele é o representante, e a revolução, da qual a franco-maçonaria é o braço direito. É bom que aqueles que estão hesitantes Parem de entreter vãs esperanças. É preciso que todos se habituem a compreender que é chegada a hora de optar entre a ordem antiga, que se apóia na revelação, e a nova ordem, que não reconhece outros fundamentos que não sejam a ciência e a Razão Humana, entre o espírito de autoridade e o Espírito de liberdade”.
Este pensamento foi novamente Expresso na convenção de 1902, pelo orador encarregado de pronunciar o discurso de encerramento: “…O que nos sesepara? É um abismo, abismo que não será coberto senão no dia em que triunfar a Maçonaria, obreira incansável do Progresso democrático e da justiça social… até lá, nada de trégua, de repouso, de aproximação, de concessões… É a última fase da luta da igreja e da congregação contra nossa sociedade republicana e laica. O esforço deve ser Supremo… derrubada da igreja, todo o resto ruirá. Também La Lanterne, órgão oficioso de nossos governantes e da franco-maçonaria, não cessou de dizer todos os dias em todos os tons: “Antes de qualquer outra questão, antes da questão social, antes da questão política, é preciso terminar de vez com a questão clerical. É a chave de todo o resto. Se cometermos o crime de capitular, de retardar Nossa ação, de deixar o adversário escapar, logo o Partido Republicano e a república estarão perdidos.. A igreja não nos permitiria recomeçar a experiência. Ela sabe hoje que a república lhe seria mortal, e se esta não a matar, é ela que matará a república. Entre a república e a igreja existe um duelo de morte. Apressemo-nos em esmagar a Infame, ou resignemo-nos a deixar a liberdade sufocada durante séculos”. Sobe vão pretexto, acontece uma revolta em Barcelona; incêndios e massacres forçam o governo espanhol a colocar a cidade em estado de Sitio.. O instigador Ferrer é preso. Em vez de ser fuzilado incontinenti, é entregue ao tribunal militar, que o condena a morte. O julgamento é ratificado. Despachos mentirosos são enviados ao jornais de todos os países: Ferrer não foi julgado segundo as leis. Seu defensor não pode agir amplamente. O clero, e até o Papa são envolvidos. “A mão sangrenta da igreja, parte no processo, escreve La Lanterne, conduziu tudo; e os soldados do rei da Espanha limitam-se a executar suas vontades. Todos os povos devem se revoltar contra essa religião de morte e de sangue”. Em apoio, uma caricatura representa um padre segurando um punhal. Ameaças de represálias, de assassinato do Rei e do Papa Chovem em Madri e em Roma. Petições circulam em Roma, Paris, Bruxelas, Londres, Berlim, para protestar contra o julgamento. Ferrer é executado. Logo se produzem manifestações, várias sangrentas nas principais cidades da França e de todos os países europeus. por cúmulo uma espécie de Triunfo quer glorificá-lo nas ruas de Paris, com a cobertura da polícia e a participação do exército, Ao canto da Internacional. Os governantes são interpelados nos diversos parlamentos, protesto são assinados pelos conselhos departamentais, municipais. 57 cidades da França decidem dar o nome de Ferrer a uma de suas ruas. A espontaneidade e o conjunto prodigioso dessas manifestações por uma causa estranha aos interesses dos diversos países indica uma organização que se estende a todos os povos, tendo capacidade de ação nas mais Humildes localidades. entre as peças do processo de Barcelona, há uma que estabelece que Ferrer pertencia à grande loja internacional, o Misterioso centro de onde se exerce sobre o mundo o poder oculto da maçonaria.