A mulher, a fé e o cristianismo.
Ao contrário do que comumente é propagado pela mídia e afins, o cristianismo não é uma religião “opressora patriarcal”, mas muito pelo contrário, foi o responsável por criar um ambiente que proporcionou a melhoria das condições da mulher na sociedade e lhe restaurou sua dignidade.
Vamos direto ao ponto, como o cristianismo foi um grande responsável por elevar a dignidade feminina?
Com o advento do cristianismo, o mundo mudou. Jesus era um líder pobre, que sempre se importou com o cuidado dos menos favorecidos e ensinou seus discípulos o mesmo. Não que ele fosse apenas um reformador social, Cristo foi muito mais que isso. Mas de fato ele quebrou muitas barreiras nesse sentido, especialmente em relação as mulheres.
A começar pelo próprio judaísmo, que no texto de Levítico 15 instrui a mulher com fluxo de sangue a ficar separada da comunidade e qualquer um que a tocasse ficaria “imundo até à tarde.” Porém, Jesus no meio de uma multidão curou uma mulher que há 12 anos sofria de tal mal e a despediu gentilmente “Filha, a tua fé te salvou; vai-te em paz”.
O ministério de Jesus teve muitas mulheres como participantes. Em Lucas 8, além dos 12 apóstolos também são relatadas que “mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades” o seguiam, tais como Maria Madalena, Joana e Suzana, “e muitas outras que o serviam com seus bens.”
Enquanto os fariseus mantinham as mulheres afastadas do seu núcleo, Jesus recebeu delas profunda adoração. Como no caso da história narrada em Lucas 7. Ao descobrir que Jesus estava na casa de um fariseu, ignorando o que poderia acontecer a ela nesse ambiente, uma mulher dita “pecadora” se aproximou dele e “chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento.” Ao invés de repreendê-la como os fariseus esperavam, Jesus fez o contrário, repreendeu os fariseus e exaltou aquela mulher pelo seu ato. Dirigindo-se a Simão, o fariseu, Jesus disse: “Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta regou-me os pés com lágrimas, e os enxugou com os cabelos de sua cabeça. Não me deste ósculo, mas esta, desde que entrou, não tem cessado de me beijar os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo, mas esta ungiu-me os pés com unguento. Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama.”
Entender como Jesus tratava as mulheres nos ajuda a entender o porquê delas terem sido tão numerosas no cristianismo primitivo. O grande historiador de Cambridge Henry Chadwick afirma: “O cristianismo foi especialmente bem sucedido entre as mulheres. Foi através das esposas que o cristianismo penetrou nas classes mais altas no primeiro momento.”1 Tanto que nos capítulos finais da epístola de Paulo aos Romanos, escrita na década de 50 d.C, Paulo saúda pelo menos 15 mulheres que tinham posição de liderança na congregação romana. E muito mais mulheres participavam das congregações cristãs e eram peças chave em seu desenvolvimento.
Em Atos 16 vemos Lídia, mercadora de púrpura batizada por Paulo, a qual reunia em sua casa em Filipos uma congregação. E também Maria, mãe de Marcos, que disponibilizava sua casa para receber as reuniões cristãs. Além de ajudarem o ministério financeiramente, as mulheres abriram a porta de suas casas para abrigar as reuniões cristãs.
Segundo o historiador e teólogo Adolf Von Harnack: “A pregação cristã foi adotada pelas mulheres em particular. A porcentagem de mulheres cristãs entre as classes mais altas era muito superior que as dos homens.”2 Isso foi confirmado recentemente por uma amostra de Romanos da classe senatorial que viveram entre 283 e 423 d.C, em que 50% dos homens e 85% das mulheres eram cristãos. 3
Mas a grande questão é: por que o cristianismo atraiu tanto as mulheres?
Porque assim como Cristo, o cristianismo trazia uma visão correta sobre o ser humano e seu valor. Além de ser espiritualmente elevado e trazer sentido a existência, uma das razões era também que o cristianismo lhes oferecia uma vida muito superior a que elas normalmente teriam em outras culturas. Na sociedade greco-romana, a vida das mulheres não era fácil, elas não escolhiam com quem casar, as vezes eram forçadas a abortar ou abandonar filhos recém-nascidos – principalmente se fossem do sexo feminino, o marido podia divorciar-se facilmente ou ter várias amantes, e geralmente elas não possuíam direitos de propriedade ou herança. Com a ascensão do cristianismo, muita coisa mudou. Como já havia escrito o apóstolo Paulo: ” Não há judeu nem grego, escravo ou livre, homem ou mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” 4
As mulheres cristãs eram tão numerosas que muitos romanos desprezavam o cristianismo por considerá-lo uma “religião de mulheres”.
Em nenhum grupo religioso da antiguidade as mulheres foram consideradas em grande estima, especialmente se considerarmos o mundo greco-romano comparado com o mundo do cristianismo nascente.
A moralidade e o casamento
Em relação a moralidade e casamento, o historiador Thomas Woods relata: “As fontes mais antigas revelam-nos que a moral sexual se tinha degradado em extremo na época cm que a Igreja surgiu na História. Como escreveu o satírico Juvenal, a promiscuidade generalizada levara os romanos a perder a deusa Castidade. Ovídio observou que no seu tempo, as práticas sexuais se tinham rebaixado a um nível especialmente perverso, e até mesmo sádico. Podem-se encontrar testemunhos similares em Cátulo, Marcião e Suetônio acerca do estado da fidelidade conjugal e da imoralidade sexual nos tempos de Cristo. César Augusto tentou por cobro a essa situação com medidas legais, mas a lei raramente consegue reformar um povo que já tenha sucumbido ao fascínio dos prazeres imediatos. ”5
No começo do século II, o historiador romano Tácito afirmava que uma mulher casta era um fenômeno raro.
A Igreja ensinou que as relações íntimas só são lícitas entre marido e mulher. O próprio Edward Gibbon. que culpava o cristianismo pela queda do Império Romano, foi obrigado a admitir; “Os cristãos restauraram a dignidade do matrimônio.”
A lei canônica da Igreja sobre o matrimônio considerou que para a validade de um casamento, era necessário o livre consentimento tanto do homem como da mulher, e que o ato poderia ser anulado se tivesse sido celebrado sob coação ou se uma das partes estivesse em erro a respeito da identidade ou de alguma condição importante da outra pessoa. 6
Comentando sobre esse fato escreve Berman: “os fundamentos não apenas do moderno direito matrimonial, mas também de certos elementos básicos do moderno direito contratual, principalmente o conceito de livre manifestação da vontade e de ausência de erro, coação e fraude.”7 Para a Igreja, o adultério não se limitava à infidelidade da esposa, como se costumava considerar no mundo antigo, mas estendia-se também à infidelidade do marido. A influencia que ela exerceu neste domínio foi de grande importância histórica, e não admira que Edward Westermarck, um excelente historiador da instituição do matrimônio, tenha creditado à influência cristã a equalização do pecado de adultério.8
Santificar o matrimônio e proibir o divórcio deu muito mais segurança a mulher e foi fundamental para manutenção da família.
Infanticídio
Além do matrimônio que trouxe segurança e mais dignidade ao relacionamento, a Igreja ajudou a aumentar o número de nascimentos do sexo feminino. Era comum, por decisão paterna, abandonar o recém nascido do sexo feminino à morte. Como podemos ver nesse relato do século II: “ Eu vejo seus bebês recém-nascidos expostos por vocês aos animais selvagens e as aves de rapina, ou sendo cruelmente estrangulados até a morte.
Há também mulheres entre vocês que, por tomarem certas drogas, destroem os inícios do futuro do ser humano enquanto este ainda está no útero., e são culpadas de infanticídio antes de serem mães. Essas práticas certamente foram dadas a vocês pelos seus deuses.”9
O cristianismo condenou e combateu essa prática. Toda forma de infanticídio foi condenada (o aborto é uma delas), o que favoreceu mais nascimentos, principalmente de bebês do sexo feminino. Ou seja, o cristianismo proporcionou que mais mulheres nascessem, aumentando consideravelmente a população feminina. Isso sim é significativo!
Sociedade
Após tremendo avanço no campo do matrimônio e família e com o aumento da perspectiva de não ser morta ao nascer, com o avançar dos anos as mulheres passaram a formar comunidades religiosas dotadas de governo próprio, algo inusitado em qualquer cultura do mundo antigo. Elas dirigiam as próprias escolas, conventos, orfanatos e hospitais.
E ainda segundo as historiadora francesa Regine Pernoud, os registros da cidade de Paris do século XIII deixam claro: “mulheres não ficavam somente em casa ou nos conventos como nos séculos seguintes. Havia professoras, médicas, boticárias, tintureiras, copistas, miniaturistas, encanadoras, arquitetas, e também abadessas e rainhas”.10
Na Idade Média, algumas mulheres usufruíram na Igreja de um extraordinário poder. A par de suas funções religiosas, elas exerciam, mesmo na vida laica, um poder que muitos invejariam no presente.
Administravam vastos territórios e paróquias. Algumas abadessas eram verdadeiras senhoras feudais, respeitadas por seu poder do mesmo modo que outros senhores o eram.11
A independência e valorização da mulher foi lhe retirada a partir da Baixa Idade Média, com a vinda do Renascimento, que acarretou na volta do Direito Romano. O Direito Romano não é favorável à mulher, nem tampouco à criança. Ele defende o direito de Pater Familias, pai, proprietário, e em sua casa, sumo sacerdote e chefe da família com poderes sagrados, que tem sobre seus filhos direito de vida e morte, assim como sob sua mulher. Apoiando-se nisso, juristas estenderam o poder do estado centralizado e também restringiram a liberdade da mulher e sua capacidade de ação.
O jurista Robert Villers afirma: “Em Roma, a mulher, sem exagero ou paradoxo, não era sujeito de direito… Sua condição pessoal, as relações da mulher com seus pais ou com seu marido são da competência da domus da qual o pai, o sogro ou o marido são os chefes todo-poderosos” Vale observar que é só no fim do século XVII é que a mulher passa a tomar obrigatoriamente o nome do marido no casamento.
Conclusão
Vemos então que foi o movimento renascentista que se afastou do cristianismo e voltou seus olhos ao paganismo antigo e tudo de ruim que isso trouxe com ele. Não obstante, nessa época temos a aurora do Estado moderno que tem suas consequências sentida nos dias de hoje.
Como então acusam o cristianismo de ser opressor a mulher, quando este lhes trouxe mais liberdade, respeito e dignidade nunca antes experimentados?
O paganismo é que nunca valorizou a mulher, assim como hoje grupos ditos “defensores da mulher” não o fazem.
Se foi a santificação do casamento e a condenação do divórcio que salvou a mulher de continuar sendo marginalizada pela sociedade, por que hoje celebram tanto o divórcio e a dissolução da família?
Se foi a Igreja e a fé cristã que ajudaram a restaurar a dignidade do sexo feminino na sociedade, por que hoje são tão contra as mesmas coisas?
E o que dizer em relação ao infanticídio? Proibir tal prática foi o que proporcionou a mulher a nascer e crescer em primeiro lugar. Como então querem colocar essa prática assassina na pauta e dizer que se trata de “um direito”?
O mesmo Deus que criou os céus e a terra, nos criou a sua imagem e semelhança, e mesmo sendo pecadores envoltos num mundo de miséria e mal, esse Deus se fez carne para sacrifício do nossos pecados. Somos dignos, não por haja algo especial em nós mesmos, mas porque Ele nos torna dignos, e nisso, não há distinção de sexo.
Mas diante dos fatos não se pode negar, não foi um movimento político, uma ideologia, um grupo de mulheres gritando palavras de ordem que trouxe benefícios reais a vida da mulher através da história.
Foi a vida de um único homem, que há mais de 2.000 anos vem transformando o mundo, inspirando pessoas e salvando almas. Se pessoas mudam o mundo, Cristo muda pessoas.
” Ela Reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro. Fala com sabedoria e ensina com amor. […] A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada. Que ela receba a recompensa merecida, e as suas obras sejam elogiadas à porta da cidade.” Provérbios 31
Referências:
1Henry Chadwick, The Early Church, 1967.
2Adolf Von Harnack, 1905.
3Rodney Stark, The Triumph of Christianity, pág 41.
4Gálatas 3:28
5Thomas Woods , Como a Igreja Católica construíu a civilização ocidental, pág 199.
6Ibid pág 182.
7Harold J. Herman. Law and Revolution, pig. 228
8Alvin J. Schmidl. Under lhe Infhtence . Pág 84
9Minucius Felix, ‘The Octavius’ of Minucius Felix p.83
10Regine Pernoud, 1994.