VIKINGS E MISSIONÁRIOS NA AMÉRICA ANTES DE COLOMBO
Os vikings exploraram e colonizaram regiões diversas do Atlântico Norte, que podemos verificar a ilha da Groenlândia, Terra Nova e Labrador (atual Canadá) e possivelmente os Estados Unidos a partir do século X (WAHLGREN, Erik. Destino, ed. Los Vikingos y América. 1990. Barcelona)
Sobre à questão de um domínio da Idade Média, que é o da exploração e dos conhecimentos geográficos, a atividade não foi pequena, nem é insignificante comparada com às descobertas da renascença. “Poder-se-á, aliás, ter a certeza de que a América não tenha sido, se não «descoberta», pelo menos visitada, já desde essa época? “ É o que verificamos nas obras e documentos da Idade Média de alguns grandes e renomados Historiadores. (…)“Um fato é certo, é que os Vikings tinham atravessado o Atlântico Norte e estabelecido relações regulares com a Groenlândia.”(…) “Fazer remontar a época das grandes viagens ao Renascimento é, mais do que uma injustiça, erro.” (Pernoud, Luz sobre a Idade Média).
A partir dessa primeira análise vemos que, a Idade Média ocidental estava longe de ser um momento de estagnação cultural, exploratória e econômica, isto poderemos observar na próxima citação, e sempre às missões católicas estavam na linha de frente dessas descobertas de novas regiões, pois o ímpeto de proclamar o Evangelho a todos os povos deu o combustível necessário para dar ânimo para tais missões.
Seguindo a narrativa de Pernoud (p.157), ‘Ai se estabeleceram Islandeses; aí se instituiu um bispado e, em 1327¹, os Gronelandeses responderam ao apelo à cruzada do papa João XXII, enviando-lhe, como participação nas despesas, um carregamento peles de focas e de dentes de morsas. Não é impossível que tenham, a partir dessa época, explorado uma parte do Canadá e remontado o São Lourenço, onde Jacques Cartier haveria de descobrir com surpresa, alguns séculos mais tarde, que os índios faziam o sinal da cruz e declaravam que o tinham aprendido dos seus antepassados. Nada disto é, aliás, tão espantoso se considerarmos que a Idade Média se encontrava, por intermédio dos Árabes, em relações pelo menos indiretas com a Índia e a China e beneficia igualmente dos seus conhecimentos astronômicos e geográficos. Um planisfério datado de 1413 traçado por Mecia de Viladestes e conservado na Biblioteca Nacional, dá a nomenclatura e a situação exata das e conservado na estradas e dos oásis saarianos, em toda a extensão do deserto e até Tombuctu. Nesse imenso espaço que, até o século XIX, imenso espaço que, até meado iria permanecer em branco nos nossos mapas, um viajante da Idade Média pode preparar com precisão o seu itinerário e, do Atlas ao Niger.”
Uma outra referência é o Gesta Hammaburgensis ecclesiae pontificum (latim medieval para “Ações dos Bispos de Hamburgo”) é um tratado histórico escrito “entre 1073 e 1076 por Adão de Bremen, que fez acréscimos (scholia) ao texto até sua morte (possivelmente 1081; antes de 1085) . É uma das fontes mais importantes da história medieval do norte da Europa e a mais antiga fonte textual que relata a descoberta do litoral da América do Norte. Abrange todo o período conhecido como Era Viking, desde a fundação do bispado sob Willehad em 788 até o governo do príncipe-bispo Adalbert no tempo de Adão (1043-1072). O texto dá um enfoque na história da diocese de Hamburgo-Bremen e de seus bispos. Como os bispos tinham jurisdição sobre as missões na Escandinávia, também fornece um relatório do paganismo nórdico do período. A existência da obra foi esquecida no período medieval posterior, até ser redescoberta no final do século XVI na biblioteca da Abadia de Sorø, na Dinamarca. Adam menciona Vinland (Winland) no capítulo 39 do livro 4 de seus atos, Anselm von (1917). Schmeidler, Bernhard (ed.). Hamburgische Kirehengeschichte [História de Hamburgo] (em alemão). Hannover e Leipzig, Alemanha: Hahnsche. pp. 275-276. Das pp. 275-276: “39. Além disso, em uma ilha recitada por muitos fatores encontrados no oceano, chamada Winland(…), uma curiosidade é a forma como os navegadores entendiam o mar, mesmo sendo grandes navegadores, entende-se que eles acreditavam numa Terra plana, (…)”Mas um dia navegando além de Thule, ele diz, o mar está congelado. Harald [ou seja, Harald Hardrada (ca. 1015-1066), rei da Noruega]], líder dos mais empreendedores” os normandos, recentemente tentaram [ir] a este lugar. [Foi ele] quem – a extensão do oceano do norte tendo sido investigada pelo [navio] – foi inicialmente, retirando-se das neblinas antes da borda no fim do mundo, mal escapou com segurança ao inverter o vasto abismo do inferno [a] trilha.” Esta é a visão dos vikings.”
Verificasse também na obra de (P. H. Sawyer KINGS and VIKINGS Scandinavia and Europe AD 700-1100), uma vasta documentação em torno da ida dos vikings e dos missionários Católicos até a Groelândia. “O fato de o marfim romano ter sido reutilizado na época carolíngia mostra que o marfim escasso da morsa era um substituto menos fino, mas satisfatório, e era usado para alguns objetos de prestígio, como é o caso do século VIII de Gandersheim, 1972. n. 2) ainda era usado para grandes obras de arte que antecipavam o crucifixo Bury, até o século XII.
O marfim da morsa só foi encontrado no Ártico e, antes da colonização da Groenlândia, os europeus ocidentais só podiam obtê-lo no norte da Noruega. O relato de Óttar sobre o norte da Noruega confirma a importância da caça à morsa, pois, quando ele viajou pelo Cabo Norte, explicou, em parte, fazia um levantamento da terra: mas principalmente para as morsas, porque elas têm marfim muito fino em suas presas [ trouxeram algumas dessas presas ao rei Alfred] e a pele delas é excelente para cordas de navios. A morsa “) é muito menor que as outras baleias, não tendo mais de sete metros de comprimento.”
Na obra de Bernardo Hamilton “espalhando o Evangelho na Idade média”, Hamilton que é professor de história das cruzadas na Universidade de Nottingham nos aponta o seguinte sobre a Era dos Vikings: “A Europa católica mostrou-se resistente a ataques de novos inimigos nos anos 800-1000 – os vikings do norte, os magiares do leste e os muçulmanos do norte da África do sul. Em parte como resultado do casamento entre os invasores e os cristãos ocidentais, a religião católica se espalhou por toda a Escandinávia e também para as novas terras que os vikings descobriram e se estabeleceram no Atlântico Norte, notadamente na Islândia e na Groenlândia, onde um bispado foi estabelecido em 1112. Da mesma forma, os magiares, juntamente com os outros povos da Europa central, como os boêmios e os poloneses, foram convertidos ao catolicismo em c.1000. A Sicília, a Península Ibérica e as Ilhas Baleares foram recapturadas dos muçulmanos em uma série de guerras apoiadas pelo papado, que começou no século XI, mas só terminou quando Granada caiu para os reis católicos da Espanha em 1492. Embora houvesse comunidades judaicas em algumas cidades e grupos de muçulmanos em algumas regiões fronteiriças do sul, em 1050 a grande maioria dos habitantes da Europa Ocidental em 1050 eram membros da Igreja Católica. Pequenos movimentos dissidentes se desenvolveram durante o século XI e uma tradição de dissidência continuou por todo o resto da Idade Média, mas seu impacto foi limitado, exceto em algumas áreas como o Languedoc do século XIII e a Boêmia do século XV. Nos primeiros séculos medievais, a igreja ocidental era a guardiã da alfabetização em um mundo bárbaro e inevitavelmente se envolveu no trabalho do governo secular, uma vez que os governantes contavam com o clero para elaborar leis e manter registros. A Igreja adorava em latim e preservava a tradição clássica de aprendizado em algumas de suas escolas monásticas e catedrais. A civilização católica ocidental atingiu a maturidade nos séculos XII e XIII, quando seu crescimento da bolsa de estudos encontrou expressão institucional no surgimento de universidades onde os estudantes eram treinados para argumentar em termos da lógica aristotélica. Com o tempo, isso levou à reformulação da doutrina cristã por teólogos como São Tomás de Aquino, que procuraram demonstrar que não havia conflito necessário entre a razão humana e a revelação divina.” E para finalizar citamos dois grandes historiadores (Le Goff Jean Claude Schimidt, p.108) “A Idade Média abre-se com a emergência de novas rotas e novas marinhas: bretões, anglos, frísios e escandinavos dilatam o espaço do mar do Norte e no báltico, até a Islândia e a Groelândia.”
Para leitura adicional: P. Brown, A Ascensão da Cristandade Ocidental, Triunfo e Diversidade 200-1000 (Blackwells, 1996); JM Hussey, Igreja Ortodoxa no Império Bizantino (Oxford UP, 1986); I. Gillman e HJ Klimkeit, cristãos na Ásia antes de 1500 (Curzon Press, 1999); G. Gerster, Igrejas em Rock: Arte Cristã Primitiva na Etiópia (Phaidon 1970); J. Farnell, História da Igreja Russa até 1448 (Longman, 1995).
1- حشاشين Ḥaxāxīn ou باطنیان Bāteniān) foi uma seita fundada no século XI por Haçane Saba, conhecido como O Velho da Montanha. Seu fundador criou a seita com o objetivo de difundir nova corrente do ismaelismo, que ele mesmo havia criado. Sua sede era o castelo de Alamute, no Iram. A fama do grupo se alastrou até o mundo cristão, que ficou surpreso com a fidelidade de seus membros, mais até que com sua ferocidade. Seu líder possuía cerca de 60 mil seguidores, segundo alguns relatos da época especulavam. Para Bernard Lewis, autor de Os Assassinos, haveria um evidente paralelo entre essa seita e o comportamento extremista islâmico, assim como o ataque suicida como demonstração de fé. O ismaelismo é uma das correntes do esoterismo islâmico, que se enquadra no Islão Xiita. Bernard Hamilton | Publicado no History Today Volume 53 Edição 1 de janeiro de 2003 Bernhard Schmeidler (ed.): Scriptores rerum Germanicarum in usum scholarum separatim editi 2: Adam von Bremen, Hamburgische Kirchengeschichte (Magistri Adam Bremensis Gesta Hammaburgensis ecclesiae pontificum). Hanover, 1917 ( Monumenta Germaniae Historica , digitalizada ) ed. Waitz (1876) Gesta Hammaburgensis Pontificum Liber I (Wikisource) (phys.msu.ru) Georg Heinrich Pertz et al. (ed.): Scriptores (in Folio) 7: Chronica et gesta aevi Salici. Hanover, 1846, pp. 267–389 ( Monumenta Germaniae Historica , 267 digitalizado ) P. H. Sawyer KINGS and VIKINGS Scandinavia and Europe AD 700-1100) Jacques Le Goff, Jean-Claude Schimidt; Dicionário analítico do Ocidente medieval, volume 2. Régine Pernoud, Luz sobre a Idade Média.
#USA #IcelandSwedenDenmarkNorway #Históriadaidademédia #France #EUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoArabiasauditaEmiradosÁrabesunidosEtiópiaNigériaChinaIraqueZimbabuéÁfric #Cruzadas #MacauGoaAngolaMoçambiqueCaboverdeGuinéBissauGuinéEquatorialSãotoméePrincipeEUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoAr #desenvolvimentodoutrinal #Doctrinaldevelopment #Igreja