• ATÉ DEUS PERDEU A PACIÊNCIA COM OS JUDEUS • (JUDEUS, PACIÊNCIA TEM LIMITE!) • Pois até Deus perdeu a paciência com os judeus, como querem cobrar tolerância dos Reis católicos e da Igreja? Vejamos:( 2cronicas 36,“11.Sedecias tinha a idade de vinte e um anos quando foi elevado ao trono; reinou onze anos em Jerusalém. 12.Fez o mal aos olhos do Senhor, seu Deus, e não se humilhou diante do profeta Jeremias que lhe tinha vindo falar da parte do Senhor. 13.Revoltou-se contra o rei Nabucodonosor, que, contudo, lhe tinha feito prestar um juramento em nome de Deus. Endureceu a cerviz e tornou inflexível seu coração para não se converter ao Senhor, Deus de Israel. 14.Todos os chefes dos sacerdotes e o povo continuaram a multiplicar seus delitos, imitando as práticas abomináveis das nações pagãs e profanando o templo que o Senhor tinha consagrado para si em Jerusalém. 15.Em vão o Senhor, Deus de seus pais, lhes tinha enviado, por meio de seus mensageiros, avisos sobre avisos, pois tinha compaixão de seu povo e de sua própria habitação; 16.eles zombavam de seus enviados, desprezavam seus conselhos e riam de seus profetas, até que a ira de Deus se desencadeou sobre o seu povo, e não houve mais remédio.” • A Semana Santa de 1477 foi, de certa forma, a última gota que fez com que transbordasse o vaso. O caso é que se descobriram uma reunião de judeus congregados para blasfemar a Cristo, assunto que seria levado ao conhecimento da rainha pelo Prior Frei Alonso Hojeda. • Por causa desta Conjuração descoberta, e de outros crimes provados contra alguns conversos e judeus, temia-se que o povo se levantasse de maneira indiscriminada e selvagem Contra Eles, Como já havia acontecido entre as perseguições mais importantes em 1391. Comenta o historiador espanhol José Martinez Millán que ” a situação de crise social era especialmente tensa na Andaluzia, como os monarcas tiveram oportunidades de comprovar durante a primeira visita que fizeram a Sevilha, em 1477, onde se deram conta de que havia risco de uma revolta social. Admitir a implantação da instituição inquisitorial parecia o remédio mais útil e menos Custoso para eles”. É preciso acrescentar e destacar que este remédio foi, em primeiro lugar, sem dúvida, favorável aos próprios judeus e conversos, culpados ou inocentes, pois evitou-se um linchamento quase certo, já que a inquisição, aliada à coroa, castigada severamente os Perseguidores de judeus e conversos. Não seria exagerado afirmar que, se houvesse existido um tribunal da Inquisição naquele sangrento ano de 1391, e supondo que tivesse podido proceder contra os judeus, os massacres populares Jamais teriam ocorrido. Desta forma os judeus não teriam sequer sido processados, se se levam em conta as razões da maior parte dos historiadores, que afirmam que aquela revolta contra os judeus careceu de motivos e acusações legítimas. Isto é, não teria sido possível nem iniciar o processo, Pois para isto era necessário as denúncias de comprovada a probidade; portanto, era muito improvável que um povo fanatizado e difamador conseguisse provê-las. • Devemos destacar que, o tribunal da Inquisição já estivesse autorizado a proceder em 1478, mas apenas em 1481 foi que começou a trabalhar ativamente com a instauração do tribunal de Sevilha, Isto demonstra que em nenhum momento se procurou agilizar sua ação (Juan António Escudero traz um dado de muita importância. Conta que no início das revoltas de Toledo, João II pede em 1451 ao Papa Nicolau V a introdução de uma inquisição, pedido que seria acatado pelo pontífice. Mas de forma misteriosa — não se sabe as razões —, a medida foi deixada sem efeito. O mesmo sucedeu em 1462, quando Henrique IV requereu o estabelecimento do tribunal em Castela. A bula foi redigida, mas não publicada. Juan Antônio Escudero Crê que isto se deveu às gestões de vários conversos para impedir sua promulgação), mas justamente o contrário: preferiu-se conceder mais três anos de graça aos hereges para que cessassem em sua obstinação, mesmo apesar das constantes pressões que continuavam recebendo os Monarcas. É preciso mencionar, também, que os reis não se lançaram a estas medidas sem ter aconselhamento dos homens mais eruditos do reino, como Cardeal Mendonça, autor de um catecismo fundamental para conversos. Esta decisão teve o elogio efusivo de um dos homens mais cultos do seu tempo: Jerônimo Zurita, o qual, louvando o Tribunal do Santo Ofício e os reis católicos, afirmou: “como por inspiração divina foram iluminados aqueles Príncipes”, acrescentando que graças a esta instituição a Espanha não padeceu as guerras civis e religiosas que assolaram as regiões protestantes, onde os mortos contam-se dezenas de milhares. O padre Mariana acreditava que a inquisição “era um remédio dado pelo céu” embora llorente o ignore convenientemente. • É bastante importante e significativo, um dado trazido por Henry Kamen, que comenta com assombro o fato de que, em um tempo em que o povo tinha refrões para tudo (reis, ladrões, hereges, etc) para expressar sua gratidão ou descontentamento, não se registra nenhum que se expresse contra a inquisição. Foi sem dúvida, uma medida popular, exigida e respeitada por todas as camadas da sociedade. • Quando os rumores sobre o estabelecimento da Inquisição correu o reino, os judeus e conversos ofereceram 30 mil ducados de Ouro aos reis para suspender a inquisição. Esta oferta foi recusada pelos Reis, aconselhados por Frei torquemada. Esta negativa diante do Ouro judeu constituía, de alguma maneira, algo diferente, pois no passado tanto os judeus quanto os nobres corruptos haviam podido com frequência influir de forma notável na vontade de vários Reis, especialmente durante a regência de Pedro o cruel e Henrique IV. Com Isabel e Fernando a história será muito diferente: o zelo e a firmeza de suas convicções nas razões que os conduziam eram tão Profundas que nada poderia afastá-los do caminho proposto. • Será um erro supor o crer que os judeus e falsos conversos sempre adotaram uma posição passiva frente às perseguições lícitas ou ilícitas, por boa parte do Povo ou das leis que lhes desagradavam. O próprio Bodeslao Lewin trata de reconhecê-lo, dizendo que “alguns dos cristãos novos em posições mais elevadas participaram do complô para impedir o estabelecimento da Inquisição mediante o emprego da força ou o exercício do terror contra os inquisidores. • Quando os judeus e conversos convenceram-se de que nenhum ouro do mundo poderia influir na decisão dos Monarcas, optaram por semear o terror “lançando alguns mortos” na mesa de negociação. Sem dúvida, este constituiria seu maior erro e sua decisão menos inteligente, por suas ações homicidas não gerariam outra coisa senão um vigoroso impulso ao tribunal que pretendiam abolir. Em 1485 — assim Como haviam feitos os hereges na Idade Média, matando o inquisidor São Pedro de Verona —, Assassinariam de forma selvagem e Covarde O Inquisidor Pedro de Arbués de Saragoça, a alma do tribunal, enquanto rezava a sós em sua Capela. Entre os principais conspiradores encontrava-se o primo de Luiz Santangel, secretário do Rei. Assim comenta esse fato o historiador judeu Simon wiesenthal: “os marranos, desesperados, recorreram a medidas extremas. Sancho de Portnoy, principal tesoureiro de Aragão, O vice-chanceler Alfonso de la caballeria, que tinha lugar reservado a sinagoga de Saragoça, Juan Pedro Sanches, Pedro de Almazán, Pedro Montfort, Juan de la Abadia, Mateo Ram, García de Moros, Pedro de Vera, Gaspar de Santa Cruz e outros companheiros de infortúnio de saragoça, catalayud e Barbastro celebraram um pequeno Concílio na casa de Luis de santangel, tio do Futuro tesoureiro chefe de Aragão de mesmo nome. Concordaram em eliminar o inquisidor. Na noite de 15 de setembro de 1485, Pedro Arbués foi ferido por Juan Esperandeu e Vida Durango na igreja metropolitana de La Seo. 48 horas depois estava morto. • É de notar-se, como reconhece o crítico Gerrard Dufour, a nobre atitude do Arcebispo de Saragoça, Alfonso de Aragão, diante deste acontecimento, “impedindo uma verdadeira carnificina”, ao evitar que a multidão assassinasse a com versos e quando a notícia veio a público. • Este fato manifesta o fervor popular e o respeito que existia para com a Inquisição e sua natural aversão à heresia. O próprio Charles Lea conta que, quando ocorreu entre o povo a notícia de que Pedro de Arbués havia sido assassinado, “uma multidão foi empapar seu sangue em suas roupas e escapulários”. Em jaén, o condestável de Castela, partidário da tolerância, foi barbaramente assassinado pelos marranos quando estava ajoelhado diante do altar. E em 10 de Maio de 1484, os conversos de Aragão assassinaram — afirma-se que por envenenamento — o inquisidor Gaspar Julglar. Sobre este acontecimento em particular chama a atenção o reconhecimento sem meias palavras que faz o historiador judeu Cecil Roth, destacando as frequentes violência dos judeus conversos. Rechaçando a tese de envenenamento, diz: “um modo tão pouco aparatos de satisfazer seu desejo de Vingança não parece estar de acordo com Espírito belicoso dos conversos”. • Além das matanças de inquisidores, registram-se vários casos de judeus fanáticos organizando matanças contra os cristãos em geral. O historiador Thomas walsh transcreve as seguintes exortação feita pelo Milionário e judeu Diego de Susan a seus correligionários: “não somos nós os principais proprietários desta cidade, e bemquistos pelo povo? Juntemos a gente; e se nos prender, com a gente e o povo provocaremos um rebuliço; os mataremos e nos vingaremos de nossos inimigos”. • A violência dos judeus conversos contra os cristãos havia sido comum em muitas outras oportunidades onde não existia a inquisição, como, por exemplo, naquele ano de 1467, “quando organizaram-se, é um de seus chefes Fernando de La Torre, Homem violento e abastado, foi insensato o bastante para gabar-se de ter 4 mil guerreiros bem armados, seis vezes mais do que os antigos cristãos possuíam. Em 21 de julho, dirigiu suas tropas contra a Catedral Enquanto os cristãos participavam da missa”(Jaime Balmes) Provocando uma verdadeira Matança. Não fosse pela pronta intervenção do governador Cristão Cabrera, cuja ação mereceria o elogio do dia dos Reis católicos, se não fosse a intervenção um grande número de conversas e judeus teriam sido aniquilados pelo povo. • O ódio Manifesto de alguns judeus se vê claramente refletido no crime ritual ao Santo Menino de La Guardia, em 1490, Crendo aqueles ingenuamente que estas ações fariam com que os Reis e inquisidores desistiriam de uma vez por todas de sua empreitada. O este cruel assassinato, e temendo uma revolta do povo, os judeus pediram proteção aos Reis. Em outra notável mostra de benignidade, estes enviaram um salvo-conduto, proibindo a todos de causarem danos aos judeus ou as suas propriedades, sob penas distintas e escalonados, desde uma multa até a morte. Com relação aos homicidas, foi só depois de uma minuciosa investigação que o estado procedeu à castigá-los. Observa-se em acontecimentos como eles que, até mesmo nos casos de indícios mais graves de culpabilidade, o tribunal e os reis atuavam sempre com prudência. Todos deviam ter, acreditavam, a possibilidade de um julgamento justo. • Bibliografia: Agostino Barromeu, L’Inquisizione. • Cristian Iturrale, A Inquisição
#MacauGoaAngolaMoçambiqueCaboverdeGuinéBissauGuinéEquatorialSãotoméeprincipeEUAfrançaparisgeorgiaportugalMacedôniabelarusRússiapaquistãoIrãCoreiaEgipto #EUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoArabiasauditaEmiradosÁrabesunidosEtiópiaNigériaChinaIraqueZimbabuéÁfric #Históriamoderna #MacauGoaAngolaMoçambiqueCaboverdeGuinéBissauGuinéEquatorialSãotoméePrincipeEUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoAr #Gnosticismo #HistóriadasHeresias #UzbequistãoLaosMauritâniaIêmemAfeganistãoMaldivasSomáliaArábiaSauditaIrãCoréiadoNorte #Igreja #HistóriadaInquisição