Parece ser um pouco comum o pensamento de que todos os pecado são iguais perante Deus, muitas pessoas afirmam que não existe pecadinho e pecadão, apenas pecado. Contudo, a Bíblia parece mostrar uma complexidade maior sobre o assunto.
Mas primeiro, o que é pecado? De uma forma bem simples, pecado é qualquer ato, sentimento ou pensamento que vai contra os padrões de Deus, tudo que de alguma maneira te afaste de Deus e de sua Vontade.
Agora vamos analisar como que a Bíblia enxerga a questão dos graus de pecados.
No Antigo Testamento, existe claramente uma classificação de pecados. Por exemplo, em Levítico 20, que reordena as ofensas sexuais do capítulo 18 conforme a severidade da ofensa/pena, com as ofensas sexuais mais graves agrupadas primeiro (20.10-16). Dentro do primeiro nível de ofensas sexuais (ao lado de adultério, as piores formas de incesto, e bestialidade) está a relação sexual com alguém do mesmo sexo. Obviamente, variadas penas para diferentes pecados se encontram por todo o material legal do Antigo Testamento.
Em Ezequiel 8, o profeta é erguido por um anjo ‘nas visões de Deus’ e levado até Jerusalém, onde vê diferentes graus de idolatria ocorrendo nos arredores do Templo e o anjo declarando duas vezes a frase: ‘Verás abominações ainda maiores que estas’, mostrando que existiam graus piores que abominações.
Jesus referiu-se ao ‘que há de mais importante na Lei’ (Mt 23.23), como justiça, misericórdia e fidelidade — era mais importante obedecer a estas coisas do que ao dízimo de especiarias, mesmo que não se devesse desprezar tais ofertas. Formulações deste tipo implicam que violações do que há de mais importante ou dos principais mandamentos (como não defraudar os pobres de seus recursos tendo em vista ganho pessoal) são mais graves do que violações de mandamentos menores ou ‘mais leves’ (por exemplo, dar o dízimo de pequenos alimentos, como especiarias), que, segundo Jesus, deveriam ser praticados sem deixar de lado as questões mais importantes. Jesus acrescenta a seguinte crítica: ‘Guias cegos! Coais um mosquito e engolis um camelo’ (23.24). Qual é a diferença entre um mosquito e um camelo, se todos os mandamentos e todas as violações são iguais?
Outro caso óbvio de priorização de algumas ofensas como piores do que outras é a caracterização de Jesus sobre a ‘blasfêmia contra o Espírito Santo’, ‘pecado eterno’ do qual nunca se terá perdão — no contexto, refere-se aos fariseus terem atribuído os exorcismos de Jesus ao poder demoníaco (Mc 3.28-30).
De acordo com João 19.11, Jesus disse a Pilatos: ‘Nenhuma autoridade terias sobre mim, se do alto não te fosse dada; por isso, aquele que me entregou a ti incorre em pecado maior’. A referência é a Judas (6.71; 13.2,26-30; 18.2-5) ou ao sumo sacerdote Caifás (18.24,28). ‘Pecado maior’ naturalmente implica que a ação de Pilatos é pecado menor.
Analisando o texto de 1 Coríntios 3.10-17, Se todo pecado é igualmente grave para Deus, por que Paulo destacou a ofensa do homem incestuoso em na igreja em Corinto dentre todos os pecados dos coríntios como motivo para exclusão da comunidade? Por que tamanha expressão de choque e indignação da parte de Paulo?
No texto de 1 João 5.16-17, o apóstolo diferencia entre ‘pecado que não é para morte’ (pelo qual a oração pode surtir efeito e salvar a vida do pecador) e ‘pecado para a morte’ (pecado mortal, pelo qual a oração não surtirá efeito).
A Bíblia diz que devemos evitar pecados graves, como imoralidade sexual, idolatria, roubo, bebedeira, extorsão, assassinato e ocultismo. (1 Coríntios 6:9-11; Apocalipse 21:8) A Bíblia mostra que esses erros graves são diferentes de pecados não intencionais, como por exemplo ações ou palavras impensadas que magoam outros. (Provérbios 12:18; Efésios 4:31, 32). Mas a Bíblia também mostra que não devemos minimizar a seriedade de nenhum pecado. Fazer isso pode nos levar a cometer pecados mais graves. — Mateus 5:27, 28.
Concluímos que a própria palavra de Deus nos da base suficiente para fazer a distinção de pecados. Existem de fato pecados mais graves que outros, que são considerados mais “abomináveis” que outros. Um cristão de verdade nunca pecaria propositalmente só por ser um “pecado leve”, somente o fato dele pensar isso, já mostra o quanto ele não entende sobre o sacrifício de Cristo na cruz. O fato de haver pecados mais e menos graves,em hipótese alguma minimiza o pecado em si. Somos pecadores por natureza, mas devemos sempre buscar a santidade e o perdão de Deus em Cristo. O pecado continua sendo um erro que nunca deveria ser cometido, o cristão é chamado para ser santo e não pecador!