Afresco de A Virgem e o unicórnio. Domenico Zampieri, c. 1602.
O UNICÓRNIO NA TRADIÇÃO CRISTÃ
O unicórnio na Bíblia
A figura do unicórnio está presente em várias passagens diferentes da Bíblia Cristã: Salmo 22:21, Salmo 29:6 e Salmo 92:10 ou ainda em Jó 39:9-10, Números 23:22, Isaías 34:7 e Deuteronômio 33:17.
Na realidade não significa que estejam se referindo aos seres mitológicos, mas sim pode ser considerada uma má tradução do hebraico para os outros idiomas.
Originalmente, o termo hebraico Re’ém foi trocado pela palavra Monokeros (Bíblia Septuaginta grega), que pode ser traduzida literalmente como “um só chifre” ou “unicórnio”.
A Bíblia Vulgata, por sua vez, traduziu o hebraico Re’ém para rinoceronte.
ORIGENS DIVERSAS
A origem do tema do unicórnio é incerta e se perde nos tempos. Presente nos pavilhões de imperadores chineses e na narrativa da vida de Confúcio, no Ocidente faz parte do grande número de monstros e animais fantásticos conhecidos e compilados na era de Alexandre e nas bibliotecas e obras helenísticas.
O unicórnio tem sido uma presença frequente na literatura fantástica, surgindo em obras de Lewis Carroll, C.S. Lewis e Peter S. Beagle. Anteriormente, na sua novela A Princesa de Babilônia.
PARA A NOVA ERA
O que é nova era? A Nova Era é um conjunto de proposições “místicas” sem lógica, mas que tem feito sucesso por quatro principais teses o panteísmo, a reencarnação, a comunicação com o além… em vista da implantação de uma Nova Era, dita “de Aquário (ou Aguadeiro)” em que a humanidade estará unificada sob um só Governo mundial e uma só religião.
Tal mensagem é mais fantasiosa e emocional do que lógica e científica. O panteísmo, por exemplo, é uma aberração filosófica, pois identifica a Divindade (o Absoluto, o Eterno) com o mundo e o homem, que são relativos e passageiros. Não há prova de reencarnação, nem alguém tem reminiscência do que fez ou foi em sua” vida pregressa”. Também se pode dizer à luz da psicologia e da parapsicologia, que os fenômenos mediúnicos nada têm que ver com comunicação do além, mas são expressões do inconsciente do médium e dos seus clientes.
O unicórnio, para os adeptos da Nova Era, costuma ser o símbolo da liberdade sexual: heterossexualidade, homossexualidade, Fornicação (sexo antes do casamento), sexo grupal, etc. Por esse motivo muitos historiadores querem identificar a figura do unicórnio na leitura cristã como um andrógeno, ou bissexual
NA IDADE MÉDIA E A INTERPRETAÇÃO DA IGREJA
O unicórnio é um belo exemplo da presença de seres imaginários, em paralelo a personagens históricos ou seres reais, dentre os heróis da Idade Média. O destino do unicórnio, enquanto personagem heróico, ilustra, de um lado, a indiferença que durante muito tempo os homens e mulheres da Idade Média demonstravam com relação a fronteira entre imaginário e realidade e, de outro, a paixão deles por heróis surpreendentes e carregados de simbolismo.
O unicórnio foi legado a Idade Média pela Antiguidade. Os Padres da Igreja, autores cristãos da Alta ldade Média, descobriram-no em uma obra que constitui a fonte da formidável presença deste animal na cultura do Ocidente Medieval. Trata-se do Physiologus, tratado escrito em grego entre os séculos II e IV em Alexandria por uma figura pertencente a um meio certamente gnóstico, ou seja, imbuído de religiosidade simbólica. Este texto foi rapidamente traduzido para o latim. O sucesso do unicórnio se deve as suas qualidades estéticas e sobretudo sobretudo às suas íntimas relações com o Cristo e a Virgem no seio da sensibilidade religiosa medieval. O unicórnio é citado três vezes por Plínio em sua História natural (8, 31, 76) e por Solino, polígrafo do século III que forneceu à Idade Média o seu maior estoque de maravilhas em suas Collectanea rerum memorabilium, mas o texto decisivo é o Physiologus:
“O unicórnio é pequeno e muito selvagem. Ele possui um chifre na cabeça. Nenhum caçador consegue pegá-lo, a não ser por uma astúcia. Uma virgem o atrai onde ela mora. Quando a vê, o unicórnio pula em seu colo. Ele então é preso e conduzido ao palácio do rei.”
A introdução do unicórnio no saber pseudocientifico e simbólico da ldade Media é reforçada pela retransmissão de vários textos fundamentais. como os Moralia in Job, de Gregório Magno (31. 15), as Etymologiae de lsidoro de Sevilha (12, 2. 12-13). 06 Comentários aos Salmos de Beda, o Venerável (comentário do SL 77), a enciclopédia De rerum naturis de Raban Maur (VIII, 1). No século XII, 0 unicórnio confirma o seu sucesso por sua presença nos popularíssimos poemas dos Carmina Burana. Porém, ele impõe-se sobretudo como uma grande personagem dos Bestiários, coletânea de textos metade científicos, metade fictícios, mas sempre moralizados, que reúnem em uma mesma crença e sedução animais reais e imaginários.
A descrição do unicórnio geralmente repete a do Physiologus. Ele é um animal muito feroz e, com o seu chifre, mata qualquer caçador que se aproxime; mas, se se deparar com uma
virgem, precipita-se sobre os seus seios, e ela amamenta-o para em seguida capturá-lo. A virgindade da moça é uma condição indispensável para o sucesso da caçada.
Este personagem do unicórnio, assim como todas as heranças da Antiguidade, passa por um processo de cristianização na Idade Média. Ele é uma imagem do Salvador, torna-se um chifre de salvação, elege domicílio no seio da Virgem Maria, passa a ilustrar o texto do Evangelho de João (1,14): “0 verbo se fez carne e habitou entre nos”. O unicórnio lembra a Virgem por excelência, Maria; sua caça representa alegoricamente o Mistério da Encarnação, no qual ele próprio representa o Cristo espiritual unicórnio (Christus spiritualis
unicomis), e seu chifre toma-se a cruz de Cristo. Assim, em função de sua identificação com a Virgem Maria e ao mesmo tempo com Jesus Cristo, o unicórnio está no cerne do simbolismo cristão, vejam que houve uma dupla identificação por parte de alguns historiadores, mas uma dupla idem que é a leitura cristã, isso permitiu que alguns historiadores insistissem no caráter andrógino do cristianismo apoiando-se no duplo simbolismo do unicórnio medieval. Assim, este último teria legado ao imaginário europeu a imagem de um modelo humano bissexual, isso é perfeitamente visto nas doutrinas da nova era que trazem uma ideia de sociedade sem uma identificação com sua verdadeira sexualidade, e ensinam que isso é criado a partir da sua identificação quando se (descobrir) sexualmente.
O poema Do unicórnio, extraído do Bestiário divino, o mais longo dos bestiários em versos francês, escrito por volta de 1210-1211 por Guilherme, o Clérigo da Normandia, é um
bom exemplo desta crença.
“Falar-vos-emos do unicórnio:
um animal que possui um chifre único, situado bem no meio da fronte.
Esta besta é tão temerária,
tão agressiva e tão atrevida
que ataca o elefante,
o mais temível dos animais
que existem no mundo.
O unicórnio tem o casco tão duro e cortante que facilmente luta com o elefante,
e este casco é tão afiado
que nada escapa de seu golpe sem ser furado ou talhado.
O elefante não pode defender-se quando atacado, pois o unicórnio acerta o seu ventre com tamanha força, com seu casco cortante como lâmina, que acaba estripando-o completamente.
Esta besta é tão forte que não teme nenhum caçador.
Aqueles que quiserem tentar pela astúcia o unicórnio pegar e atar, quando ele sai para cavalgar, na montanha ou a beira do mar, uma vez tendo descoberto seu refúgio e com minúcia examinado suas pegadas, vão buscar uma donzela cuja virgindade seja certa; depois fazem-na sentar e esperar
na toca da besta a capturar.
Assim que o unicórnio chega e vê a menina,
ele logo dirige-se a ela e deita-se em seu colo;
surgem então os caçadores que espiam-no; ai, eles arrebatam e atam-no, depois conduzem-no diante do rei, à força e com impetuosidade.
Esta besta extraordinária,
que possui um único chifre na cabeça, representa Nosso Senhor Jesus Cristo, nosso Salvador.
Ele é o unicórnio celeste, que alojou-se no seio da Virgem, que é tão digna de veneração; nela, ele tomou forma humana e apareceu assim aos olhos do mundo; mas seu povo não o reconheceu. Muito ao contrário, certos judeus espiaram-no e acabaram prendendo e atando-o; conduziram-no diante de Pilatos, e lá, condenaram-no a morte.
Le Goff, Heróis e maravilhas da Idade Média, 2° edição — Petrópolis, RJ; vozes,2011.
#USA #Bizâncio #humanismo #France #EUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoArabiasauditaEmiradosÁrabesunidosEtiópiaNigériaChinaIraqueZimbabuéÁfric #Históriamoderna #MacauGoaAngolaMoçambiqueCaboverdeGuinéBissauGuinéEquatorialSãotoméePrincipeEUAfrançaparisgeorgiaportugalmacedoniabelarusrussiapaquistãoIrãnCoreiaEgiptoAr #Belarus #desenvolvimentodoutrinal #UzbequistãoLaosMauritâniaIêmemAfeganistãoMaldivasSomáliaArábiaSauditaIrãCoréiadoNorte #Bíblia #Doctrinaldevelopment