top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

A cristianização do império

O império romano tentou civilizar o mundo bárbaro, impor seu valores, filosofias, e iluminar a escuridão daqueles que outrora andavam em trevas. Mas na verdade a força devastadora que foi a responsável pela completa revolução e fez dissipar todo traço de escuridão do mundo antigo foi o cristianismo. O cristianismo trouxe vida aonde putrefação moral era latente, uma sociedade em franca decadência se deparou com a força mais ávida e impetuosa que a história já tinha visto. Cristo e César se encontraram nas arenas do império, os imperadores munidos de toda a força bruta que o mundo antigo poderia proporcionar, os cristãos apenas com o fogo Santo que ardia em seus corações. A espada não prevaleceu contra o Verbo, o sangue dos mártires irrigou a semente que em breve iria cobrir todo o império e o mundo.

Os ideais cristãos de igualdade, amor ao próximo e a história de redenção do homem em Jesus Cristo eram chocantes e ao mesmo tempo impressionantes. Conseguiu satisfazer as necessidades da alma humana como nenhum ritual pagão jamais foi capaz. Aos poucos, mesmo sob forte perseguição, o amor triunfaria e a sociedade romana seria substituída pelo povo da cruz.

Uma cena que talvez ilustre o processo civilizatório cristão sobre Roma pode ser o imperador Teodósio, que após massacrar milhares de pessoas numa arena em Tessalônica, se veste de pano de saco, e de joelhos implora o perdão diante de Santo Ambrósio, o grande Bispo de Milão. Quem jamais imaginaria tal cena?!

O tempo passa e a história humana sempre se repete, impérios tem seu auge e seu fim, muito poderosos que já reinaram sobre a terra hoje são esquecidos, mas o Reino dos céus permanece intacto, e o Reis do Reis está em seu sublime trono e esse império jamais terá fim.

Ramon Serrano

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page
ConveyThis