top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

A ORIGEM DA DECADÊNCIA RELIGIOSA, MORAL E ARTÍSTICA





“Os antigos humanistas, dis com muita razão jean jansen, não tinha menos entusiasmo pela herança grandiosa negada pelos povos na antiguidade do que tiveram mais tarde seus sucessores. Antes destes, eles tinham visto no estudo na antiguidade um dos mais poderosos meios de Educar com sucesso a inteligência humana. Mas no seu pensamento os clássicos gregos e latinos não deviam ser estudados com o objetivo de alcançar, com eles e por eles, o fim de toda educação. Eles entendiam Dever colocá-los a serviço dos interesses cristãos: desejavam antes de tudo chegar, graças a ele, a uma compreensão mais profunda do cristianismo e à melhoria da vida moral. Mas pelos mesmos motivos os Padres da igreja tinham recomendado e encorajado o estudo das línguas antigas. A luta não começou e não se tornou necessária senão quando os jovens humanistas rejeitaram toda a antiga ciência teológica e filosófica por serem bárbaras, pretenderam que toda noção científica está contida unicamente nas obras dos antigos, entraram em luta aberta com a igreja e o cristianismo, e muito frequentemente lançaram um desafio à moral”.

A mesma observação vale para os artistas. “A igreja, colocara arte a serviço de Deus, chamando os artistas para cooperarem na propagação do Reino de Deus sobre a terra e convidando-os “a anunciar o evangelho aos pobres”. Os artistas respondendo fielmente a esse apelo, não erguiam o Belo sobre um altar para dela fazer um ídolo, adorado por si mesmo, mas trabalhavam “para glória de Deus”. Através de suas obras de arte eles desejavam despertar e aumentar nas almas o desejo e o amor dos bens celestes. Enquanto a arte conservou os princípios religiosos que a trouxeram a luz, manteve-se em constante Progresso.

Mas na medida em que se evanesceram a fidelidade e a solidez dos Sentimentos religiosos, ela viu escapar-lhe a inspiração, mas ela olhou para as divindades estrangeiras, mais ela quis ressuscitar e dar uma vida artificial ao paganismo, e mais também viu desaparecer sua força criadora, sua originalidade; ela caiu enfim numa secura e numa aridez completa.

Sob a influência desses intelectuais, a vida moderna tomou uma direção inteiramente nova, que foi o posto da verdadeira civilização. Porque Como disse muito bem Lamartine:

“Toda civilização que não vem da ideia de Deus é falsa”.

“Toda civilização que não tente a ideia de Deus é curta”.

“Toda civilização que não é penetrada da idéia de Deus é fria e vazia”.

“A última expressão de uma civilização perfeita é Deus melhor visto, melhor adorado, melhor servido pelos homens”.

2 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page
ConveyThis