top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

CLEMENTE DE ALEXANDRIA SOBRE AS ARTES HUMANAS EM O Stromata (livro I)

CLEMENTE DE ALEXANDRIA SOBRE AS ARTES HUMANAS EM O Stromata (livro I) Capítulo 4. Artes Humanas e Conhecimento Divino Proceda de Deus Homer chama um artífice sábio; e de Margites, se esse é o seu trabalho, ele escreve assim: Ele, então, os Deuses não fizeram nem um explorador nem um lavrador, Nem em qualquer outro aspecto sábio; mas ele sentia falta de toda arte. Hesíodo disse ainda que o músico Linus era habilidoso em todos os tipos de sabedoria; e não hesita em chamar um marinheiro sábio, vendo que ele escreve: Não tendo sabedoria na navegação. Disse o profeta Daniel : O mistério que o rei pede, isto é, não é do poder dos sábios, dos magos, dos adivinhadores , dos gazaenos, que falem ao rei. mas é Deus no céu quem revela isso. Daniel 2: 27-28 Aqui ele classifica os sábios babilônios . E que as Escrituras chamam toda ciência ou arte secular pelo nome único de sabedoria (existem outras artes e ciências inventadas além da razão humana), e que a invenção artística e hábil é de Deus , ficará claro se acrescentarmos a seguinte declaração: E o Senhor falou a Moisés : Eis que chamei Bezaleel, filho de Uri, filho de Or, da tribo de Judá ; e enchi-o com o divino espírito de sabedoria, e entendimento e conhecimento , para conceber e executar em todo tipo de trabalho, para trabalhar ouro, e prata, e bronze, e azul, e púrpura, e escarlate, e em trabalho de pedra de trabalho, e na arte de trabalhar madeira, e até mesmo para todas as obras. Êxodo 31: 2-5 E então Ele acrescenta a razão geral, E para todo coração compreensivo dei entendimento.

Clemente de Alexandria , em Estromates, V, II, 72, 2-3 “Moisés, em sua interpretação alegórica da sabedoria, tem (a cruz) chamado a árvore da vida plantada no Paraíso, que o Paraíso pode ser o mundo no qual tudo que pertence à criação. É também neste mundo que a Palavra floresceu e deu fruto, tendo se tornado carne, e que vivificou aqueles que provaram sua doçura, pois sem madeira é impossível para nós alcançarmos a gnose. nossa vida foi suspensa por nossa fé. E Salomão disse: Ele é uma árvore da imortalidade para aqueles que a apreendem. ”

198 dC – São Clemente de Alexandria -“ E os nossos selos sejam uma pomba ou um peixe, ou um navio deslizando antes o vento, ou uma lira musical, que Polycrates usou, ou a âncora de um navio, que Seleuco foi gravada como um dispositivo; e se houver uma pesca, ele se lembrará do apóstolo e as crianças serão retiradas da água. ”(O Livro do Instrutor III Capítulo 11)

Irineu de Lyon assim como Clemente de Alexandria começou distinguir entre ídolon e ikonon .eidwlon, eikwn. No qual o primeiro representava uma ideia pagã, feita pela mão do homem; o segundo, no entanto, representava a imagem de Deus. De fato, a imagem de Deus é sua Palavra; e uma imagem da Palavra é a mente do homem, o homem verdadeiro, o gnous , que é um ser racional criado à imagem e semelhança de Deus. Refere-se a duas passagens da Sagrada Escritura: 1 Co 4.4 Cristo é a imagem do Deus vivo. e Gen 1:26 O homem é criado de acordo com a imagem e semelhança de Deus: Kai eikona Qeou-kaq omoiwsin ..

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page
ConveyThis