top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

Destruindo os argumentos ateístas sobre Cristo utilizando os princípios de análise histórica.

Destruindo os argumentos ateístas sobre Cristo utilizando os princípios de análise histórica.

Alguns ateus mais desinformados ainda acreditam que Jesus não existiu, outros ainda dizem que apesar de ter existido ele era um homem comum e nunca realizou milagres e muito menos ressuscitou. Com base nas evidências e utilizando uma metodologia adequada, vamos analisar essas questões. Existem alguns princípios de análise histórica que ajudam a determinar a veracidade de uma narrativa, elas são usadas por historiadores para determinar se tal evento histórico ocorreu ou não. Elas também são usadas por investigadores para solucionar diversos crimes e se chegar o mais próximo possível dos fatos. Vamos aplicar essa análise na história de Jesus, e desmistificar os argumentos usados por alguns ateus. De forma breve e direta, tentarei demonstrar a veracidade do núcleo básico da fé cristã.

Critério 1 – Múltiplas fontes independentes. Existem múltiplas fontes históricas independentes que falam sobre Jesus. Além dos 4 evangelhos e das cartas de Paulo e dos outros apóstolos, temos os escritos antigos dos pais da igreja, de historiadores romanos e judeus. Existe material histórico suficiente para provar que Jesus foi de fato uma pessoa real, que viveu e ensinou exatamente como a Bíblia relata. Negar isso é ir contra todo um consenso acadêmico.

Critério 2 – Atestação pelo inimigo Os judeus, desde os tempos de Cristo afirmam que os apóstolos roubaram o corpo de Jesus após sua morte, confirmando que o túmulo de fato estava vazio. Eles também chegam a afirmar, que Jesus realizada milagres se utilizando o poder de satanás. Celso, filósofo pagão que viveu por volta de 175 d.C, e que foi vigorosamente combatido por Orígenes, escreveu um tratado contra a divindade de Jesus, que foi prontamente refutado por Orígenes em seu livro Contra Celso. Celso afirmava que Jesus aprendeu magia negra no Egito, durante o tempo que morou lá, por isso conseguia fazer todos aqueles sinais, que as feridas que Cristo sofreu na cruz não foram tão graves, que ele juntou aproximadamente 11 seguidores e os ensinou a mendigar e roubar e que ele era filho ilegítimo de Maria, uma mulher pobre que ganhava a vida como costureira. Apesar do caráter cínico de Celso e seu desprezo por Cristo, ele apresenta alguns detalhes sobre Jesus em conformidade com o que se conhece dele nos evangelhos, a fuga para o Egito quando criança fugindo de Herodes, os milagres e sinais que Jesus realizava, sua crucificação seus discípulos e sua mãe. Mesmo com base no depoimento dos inimigos de Jesus, podemos ver que eles afirmam o que os evangelhos já nos contam.

Critério 3 – Critério do embaraço Muitas vezes os apóstolos são retratados como homens egoístas, intempestivos, tolos e diversas vezes levaram bronca de Jesus. Ou seja, pessoas normais, contando uma história real, não omitindo nem mesmo fatos que poderiam trazer vergonha a eles.Como por exemplo José, quando soube da gravidez de Maria, sua primeira reação foi de deixa-la, pois não sendo ele o pai, desconfiou de traição, só mudou de ideia após a aparição do anjo explicando tudo. Ou Tomé, que disse que só acreditaria que Jesus tinha ressuscitado se colocasse o dedo na ferida dele. Ou Maria, que quando chegou ao túmulo vazio de Jesus, confundiu o Jesus ressuscitado com o jardineiro e achou que o jardineiro tivesse levado o corpo de Jesus embora. Ou Pedro, que negou a Cristo 3x para evitar confusão.Vemos todo traço de uma narrativa real, retratando reações comuns, que seriam esperadas de qualquer um. O maior evento na história cristã foi a ressurreição, e esse evento foi retratado como tendo sido visto pela primeira vez pelas mulheres. Essas mesmas mulheres que foram as únicas a permanecer durante todo o evento da crucificação, enquanto os homens se esconderam com medo da perseguição. De acordo com a tradição da época, o depoimento de uma mulher não era válido. Então se a história da ressurreição tivesse sido inventada por algum motivo, com certeza eles teriam retratado os homens nesse papel principal e não mulheres. Esse é mais um indicativo de veracidade histórica.

Critério 4 – Testemunhas oculares Todo o ministério de Jesus foi descrito com base no que testemunhas oculares presenciaram. Sua morte foi um evento público e sua ressurreição testemunhada por diversas pessoas. O meio-irmão de Jesus, Tiago, de completo descrente, passou a líder da igreja em Jerusalém, sua conversão se deu após ver Cristo ressurrecto. Assim como o apóstolo Paulo, que de grande e conhecido judeu perseguidor da igreja, se converteu após encontrar com Jesus ressuscitado. Paulo em 1 Corintios 15 traz uma lista de pessoas que foram testemunhas oculares da ressurreição e que muitas ainda viviam quando ele escreveu a carta. Essa mudança radical de vida requer uma explicação, e a única explicação que as evidências mostram é o testemunho da ressurreição

Critério 5 – Testemunhos antigos Comparando o Novo Testamento com outros escritos antigos, o NT possui muito mais credibilidade e confiabilidade histórica, pois além de possuir maior número de cópias de manuscritos, possui as referências mais antigas. Segundo historiadores, a tradição oral que Paulo transmite acerca da ressurreição de Jesus foi formada menos de 5 anos após sua morte. As cartas de Paulo, menos de 15-20 anos após a morte de Jesus, já circulavam contando sobre o fato ocorrido. Os pais da igreja, ainda no século I, II e III, já escreviam por vários cantos do mundo sobre a morte e ressurreição de Jesus, citando diversas passagens bíblicas e corroborando o que os evangelhos já atestavam. Com base apenas nos fatos, comparando a história cristã e a secular, de longe o cristianismo possui as melhores evidências em favor de sua confiabilidade histórica. A única coisa que impede algumas pessoas de enxergarem isso, é puro preconceito religioso.

Com base nesses critérios, podemos chegar a conclusão daquilo que forma a base da crença cristã. Jesus de fato existiu, pregou e ensinou, teve discípulos, fez muitos milagres, morreu e ressuscitou. As evidências são muito fortes e corroboram tudo o que a Bíblia já nos diz, podemos ter a nossa fé cada vez mais firme na palavra de Deus, pois cada diz que passa fica mais difícil negar a veracidade dos fatos.

Ramon Serrano

3 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page
ConveyThis