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ESCATOLOGIA INTERMEDIÁRIA

A

vida eterna



Antigo Testamento

• A vida em sentido profundo

• O que me encontra, encontrou a vida e obtém o favor de YHWH

(Pr 8,35)

• Pois, não abandonarás minha vida no Xeol nem deixará que teu

fiel veja a cova. Ensinar-me-ás o caminho da vida cheio de

alegrias em tua presença e delícias a tua direita, perpetuamente

(Sl 16,10s)

• A vida tem sentido de plenitude, não somente de existência.

• A ‘vida eterna’ é a plenitude da vida sem fim.

• Deus tem vida

• Nisto conhecereis que o Deus vivo está no meio de nós e que

expulsará da vossa presença os cananeus (Js 3,10).


Novo Testamento

• Nos Sinóticos

• A vida eterna é entendida como uma realidade para o fim dos tempos

• E ele responderá com essas palavras: todas as vezes que deixastes de fazer

isso a um desses pequeninos, foi a mim que deixastes de fazer. E irã esses

para o castigo eterno enquanto os justos irão para a vida eterna. (Mt

25,45s)

• Em João

• A vida eterna é um dom já presente

• E o testemunho é este: Deus nos deu a vida eterna, e esta vida está em seu

Filho. Quem possui o Filho possui a vida; quem não tem o Filho de Deus

não tem a vida. Isto vos escrevi para que saibais que tendes a vida eterna,

vós que credes no nome do Filho de Deus. (I Jo 5, 11-13).

• Todo o que nasceu de Deus não opera pecado, porque a semente de Deus

permanece nele e não pode pecar, porque nasceu de Deus (I Jo 3,9)


Novo Testamento

• A vida eterna como intimidade com Deus

• Sinto-me inclinado as duas partes, por um lado desejo partir

(ἀναλῦσαι) e estar com Cristo (σὺν χριστῶ εἶναι), o qual certamente é

muito melhor (Fl 1,23)

• Vida eterna como visão intuitiva de Deus

• Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, e todavia não se

manifestou que seremos, sabemos que quando se manifestar seremos

semelhante a ele, porque o veremos tal como ele é. (I Jo 3,2)

• O amor de Deus

• A caridade nunca diminui (I Cor 13,8)

• A alegria da vida eterna

• Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra na alegria do

teu senhor. (Mt 25, 21)


Documentos magisteriais

• Bula Benedictus Deus

• (as almas bem aventuradas) vêem a divina essência com visão

intuitiva e também cara a cara, sem mediação de criatura alguma

que tenha razão de objeto visto, senão por mostrar-se a divina

essência de modo imediato e desnudo, clara e patentemente, e

que a vendo assim gozam da mesma e divina essência e que, por

tal visão e fruição, as almas dos que saíram desse mundo são

verdadeiramente bem-aventurados e têm vida e descanso eterno,

e também as daqueles que vão sair, verão a mesma essência divina

e gozarão dela antes do juízo universal; e que esta visão da divina

essência e a fruição dela suprimem nelas os atos de fé e

esperança, enquanto a fé e a esperança são próprias virtudes

teologais; e que uma vez tivesse sido ou sendo iniciada esta visão

intuitiva e cara a cara a fruição neles, a mesma visão e fruição é

contínua e sem interrupção alguma da dita visão e fruição, e se

continuará até o juízo final e desde então para a eternidade. (D

1000)


Documentos Magisteriais

• Concílio de Florença

• (As almas bem aventuradas) são imediatamente recebidas no céu

e vêem claramente a Deus mesmo, trino e uno, tal como é, uns

entretanto com mais perfeição que outros, conforme a

diversidade dos merecimentos. (D 693)


Reflexões Teológicas

• O sentido cristológico da vida eterna

• O Novo Testamento diz que a vida eterna é estar com Cristo

• O homem vê a glória externa de Cristo Ressuscitado

• O contato com o Senhor postula o complemento da visão do

mistério interno: a sua Pessoa.

• Pela sua pessoa contemplamos a essência divina. Cristo é

mediador até no céu.

• A Vida eterna como Deificação

• Ver a Deus é ato próprio do Filho unigênito (Jo 1,18)

• Ter a vida eterna significa fazer parte de algo que se encontra na

ordem do divino.

• A vida terrena como início da eterna

• As virtudes teologais são a expressão terrena da vida eterna

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