top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

GNOSE DO TIPO EGÍPCIO (130)


[Os princípios básicos de Basílides foram divulgados em forma mais poética e popular por Valentino, c.140, o mais influente dos mestres gnósticos]

Para credenciar-se como autor de especulações mais altas e plausíveis, Basílides ampliou consideravelmente os pontos de vista de Saturnino. Ensinou que a mente foi o primogênito do pai ingênito. A razão foi gerada pela mente e, por sua vez, gerou a prudência, e essa gerou a sabedoria e o poder. Da sabedoria e do poder nasceram as virtudes, os príncipes e os anjos, que são chamados também de”os primeiros”. Estes fizeram o primeiro céu, do qual derivam outros céus que também geraram outros céus….[perfazendo um total de 365 céus].

Os anjos que presidem sobre o céu inferior, que é visto por nós, ordenaram todas as coisas que há no mundo, dividindo entre si a terra e as nações da terra. Seu chefe é aquele que tem sido crido como o Deus dos judeus. Ele pretendeu sujeitar os demais povos aos judeus, provocando a resistência dos outros príncipes que se coligaram contra ele…. Então o pai Ingênito e inominado….enviou sua mente primogênita (chamado o Cristo) para libertar os que nele cressem dos poderes que fizeram o mundo. Ele apareceu assim entre as nações dos príncipes, em forma de homem, e realizou atos de poder. Ele, porém, não sofreu, mas um certo Simão de Cirene foi movido a levar a cruz por ele. Simão foi equivocadamente crucificado, tendo sido transfigurado por ele, de tal sorte que o populacho o tomou por Jesus. Jesus, entretanto, transformou-se na forma de Simão, presenciando a agonia de seu sósia e dele escarnecendo. Quem, portanto, reconhecer e reverenciar o crucificado ainda não deixou de ser escravo e sujeito ao domínio dos que fizeram nossos corpos. Quem, ao contrário, o negar fica livre deles e conhece a disposição do pai Ingênito.

Basílides ensina também que a salvação só concerne à alma, pois o corpo é naturalmente corruptível. As profecias em si mesma provieram dos príncipes que fizeram o mundo. A lei foi dada pelo príncipe que tirou os israelitas da terra do Egito. Basílides prescreve ainda a perfeita indiferença para com as coisas imoladas aos ídolos, permitindo que as usemos sem temor. Igualmente quer que consideremos como matéria absolutamente inocente as sensualidades e lubricidades de toda classe.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comentarios


bottom of page
ConveyThis