top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

JESUS e o deus pagão “Pan”.

JESUS e o deus pagão “Pan”. Por que Jesus levou Pedro para o local onde as pessoas adoravam essa ‘divindade’?

Cesareia de Felipe, lugar onde Jesus definiu o posto de Pedro e lhe entregou as chaves da Igreja Católica, diz muito mais sobre a Igreja e sobre o próprio Cristo do que você pode imaginar. JESUS não levou Pedro até o local a toa. Existe uma razão. Cesareia de Felipe era um local que teve esse nome por pouco tempo. Antes, o local era chamado PANIAS. Depois de “Cesareia de Felipe” voltou a ser chamado de BANIAS (apenas por causa do problema de pronúncia do “p” dos habitantes, que trocaram PANIAS POR BANIAS). O local tinha pedras e nichos. Era como um templo de ADORAÇÃO AOS deuses Pagãos, mas mais precisamente ao demônio PAN, que originou as nossas palavras “pandemônio” e “pânico”. O deus pagão em questão é este ser metade homem metade bode, que também era considerado a divindade dos bosques.

No local, havia uma pedra enorme e um abismo imenso que parecia não ter fim. O local também era conhecido como portal para o hades, para o encontro com as divindades e o transcendente. Tambem era o lugar oondel os pagãos jogavam seu sacrifício vivo, pois havia águas correndo por lá. O sinal de que os “deuses” aceitaram sua oferta sacrificial era ver as águas límpidas, sem sangue. Se as divindades não aceitassem, o sangue da vítima correria pelo rio. Curiosamente, esse é o exato oposto dos sacrifícios bíblicos, onde o sangue deveria ser derramado. Pessoas de todo o império romano e do Oriente médio iam até o local para oferecerem seus sacrifícios.

Nesse local havia grandes blocos de pedras com espécies de “nichos” para adoração. O principal “deus” adorado era exatamente o PAN, divindade da floresta que tocava flauta e perseguia as mulheres (daí a origem de pânico). Este deus era adorado por muitas pessoas, mas era muito conhecido também por ser o deus dos PASTORES E DAS OVELHAS.

O que vocês acham que Jesus fazia ali?

Ele estava substituindo o falso Deus pelo verdadeiro: ELE MESMO. No lugar duma falsa pedra, Ele estabeleceria uma pedra de verdade, NUM TEMPLO DE VERDADE, COM UM DEUS QUE VERDADEIRAMENTE É O DEUS DAS OVELHAS E PASTORES, COM UM SACRIFÍCIO VERDADEIRO, FORMANDO A NOVA E ETERNA ALIANÇA. Dos rios que corriam ali e emanavam morte, Deus estabeleceria que agora, através do novo e verdadeiro templo da verdadeira religião, eles emanariam VIDA. Como? Pelos sacramentos e pela palavra da Igreja. Para quem não sabe, a eucaristia é o sacramento principal da Igreja Católica: o próprio sacrifício vivo que Jesus nos deixou para nos alimentar eternamente.

O fato de levar Pedro até esse local não para por aí. As implicações vão além. Quando Jesus Fala a Pedro, Ele antes pergunta a eles quem os os outros dizem que Ele é. Depois, Ele pergunta aos próprios discípulos quem eles pensavam que ELE era. PEDRO, o mais apressadinho, logo diz: :Tu és o filho de Deus”. Dessa forma, JESUS os fazia TESTEMUNHAR a sua natureza e autoridade. Logo depois disso, Cristo se volta para Pedro e diz que Pedro será a pedra SOBRE A QUAL A FUNDAÇÃO DA IGREJA será construída e, dessa forma, ele testemunha a natureza de PEDRO, que será o seu vice pastor. E Ele mesmo, o Cristo, daria as chaves do reino dos céus para Pedro, pois Ele iria para o céu “preparar um lugar, mas voltaria”. Veja que na cultura judaica, dar as chaves a alguém não era mera metáfora. Os reis possuíam pessoas de confiança a quem davam chaves, tornando aquilo um POSTO quando eles se ausentavam. Os encarregados até carregavam uma chave em volta do pescoço. Pensar no poder das chaves como um protestante é enxerga-la fora de seu espaço e tempo. E Jesus falava aos homens usando coisas que eles conheciam. Pedro jamais entenderia as chaves como um protestante duma democracia moderna, mas sim como um judeu que imediatamente imaginaria Isaías versículo 22:22: “2 Porei sobre seus ombros a chave da casa de Davi; se ele abrir, ninguém fechará, se fechar, ninguém abrirá”. E vejam só: ele também era chamado de PAI de Jerusalém. Isso é a prefiguracão do Papa. Protestantes costumam alegar que não devemos chamar ninguém de PAI como autoridade, mas a própria bíblia os desmente nisso. Eles precisam da “grande imagem”, mas se limitam às suas interpretações de pequenos versículos, sem notar que com isso podem simplesmente entrar e contradições absurdas. Abraão também foi chamado de PAI de muitos. Eva? A mãe de todos os viventes. MARIA? A nova Eva, portanto a Nova mãe. Justamente por isso Cristo a deixa como mãe na hora de sua morte: “eis aí a tua mãe”. Notem que esse “mordomo” que carregava as chaves do rei era reverenciado pelo povo, pois ele era vigário do rei, representava o rei. Cristo sabia disso. Assim também, quando o anjo Gabriel anuncia à Virgem Maria a sua imaculada Concepção, sabendo que também ela entenderia tudo pela cultura deles, o anjo diz que a criança no ventre sentará no trono de seu pai Davi. E advinhem quem era a rainha do Rei? Não era a esposa, mas sim a MÃE. O anjo já chegou saudando Maria como rainha. Ela é MÃE DE SEU REI.

Na capela Sistina há uma pintura de Pedro devolvendo as chaves que lhe foram dadas a Jesus. O que ela representa? O fim. Não precisaremos mais do mordomo do Senhor, pois Ele voltará.

Se as pessoas compreendessem a riqueza da fé Católica, jamais a deixariam ou a desprezariam. Todo engano vem da soberba e da ignorância.

Na imagem, a divindade pagã PAN.

(Texto elaborado a partir da palestra de Steve Ray, apologeta católico)

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Opmerkingen


bottom of page
ConveyThis