top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

O INTERROGATÓRIO: “POR QUE VOCÊ CRÊ EM CRISTO?” (Irmão João Damasceno)

INTERROGADO: Porque é impossível ficar indiferente a Verdade Divinamente revelada. Podemos negá-la, não aceitá-la, odiá-la, deturpá-la, mas não podemos apagá-la do mundo, porque Ela estará sempre em nossas consciências. INTERROGANTE: E quem te revelou esta verdade?

INTERROGADO: A própria Verdade. Sendo a única Verdade, não pode ser revelada por outra fonte senão Ela própria.

INTERROGANTE: Onde posso encontrar esta Verdade?

INTERROGADO: Deixando que Ela te encontre: “porque Ela é encontrado pelos que não a tentam, e se revela aos que não lhe recusam sua confiança. (Sabedoria, 1 – 1,2)

INTERROGANTE: Como você conheceu Jesus Cristo? Para acreditar nele, precisou conhecê-lo, certo?

INTERROGADO: Ele nos encontra em nossa falta de esperança, nos busca em nossa confusão intelectual, e se mostra em sua Caridade. Mas Ele nos encontra por vários meios, dentre eles, o de maior expressão que é o AMOR. (ubi Caritas et Amor, Deo sibi est) Portanto, jamais desistamos de buscar a Verdade Suprema, que liga a humanidade à Divindade. Essa é a base de toda busca.

INTERROGANTE: Se eu nunca ouvi falar de Jesus Cristo, como posso acreditar nele?

INTERROGADO: Ele se manifesta em toda natureza criada: “Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam VISÍVEIS À INTELIGÊNCIA, por suas obras; de modo que não se podem escusar. (Romanos 1, 20) Ele se manifesta, por exemplo, no pelicano, que se lançando a terra, se mata para que os filhotes, na época seca, possam comer da sua carne e beber de seu sangue para não morrerem de fome. Ele se mostra nas mães animais, que se lançando sobre o predador, dão suas vidas para que as suas crias sobrevivem. “Muitas vezes e de diversos modos outrora falou Deus aos nossos pais pelos profetas.(Hebreus 1,1) A verdade é imutável e não pode ser contida, estando em todas as coisas.

INTERROGANTE: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? (Romanos 10,14).

INTERROGADO: A primeira manifestação de Cristo é em nossas consciências. Na inquietação do homem pela razão de sua existência. O passo seguinte, de fato, é a pregação, a revelação daquilo que só se percebia em enigmas, indiretamente de modo não revelado. Mas a pregação sozinha, sem que a Virtude da Fé que é PURO DOM DE DEUS (Efésios 2,8) já esteja fomentada na alma do indivíduo, o que se pode obter é uma ideologia, uma falsa crença e uma falsa fé. Por isso, o homem é movido para Deus através de Deus, sendo que a pregação apenas lhe revela. Mas COMO PODERIA CONVERTER PREGANDO AOS SURDOS-MUDOS QUE NÃO PODEM OUVIR? Pela Caridade e pelos Sacramentos. A pregação não está restrita apenas as palavras, mas está contida no âmbito dos atos e hábitos, porque a Fé também opera pela CARIDADE (Efésios 5.5,6), pelo Batismo, pela Eucaristia e na imitação que fazemos de Cristo, como modelo para conversão alheia.

INTERROGANTE: “Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? Não está nossa Fé em Jesus Cristo enraizada no testemunho que ouvimos? Através das palavras e dos atos que a Igreja nos apresenta e tudo aquilo que nos rodeia? Certa vez ouvi um testemunho de um ateu (que já podemos deduzir que passou a vida buscando seu sentido) que entrou numa Igreja vazia e cinco minutos depois saiu convertido (acreditando em Jesus Cristo). O que o levou a esta conversão?

INTERROGADO: Todos ouviram, muitos não creram. Também muitos não ouviram por palavras, mas viram sua Glória, porque os gentios não tinham a pregação da lei da obediência, mas traziam a obediência em seus corações, porque o Reino de Deus não é só de palavras, mas principalmente de atos, como também ensinou o apóstolo que fazia as pregações auriculares: “Porque o Reino de Deus não consiste em palavras, mas em atos. (I Coríntios 4, 20)” Deus não é uma medida que possa ser contido, antes, é Ele que contém em si todas as coisas. Conheci um incrédulo que se converteu olhando a IMAGEM DO CRISTO CRUCIFICADO, no Altar.

A Palavra de Deus que é Cristo, Deus-Homem Encarnado, pode ser expressada nas palavras dos homens, mas também pelo visível, e assim por todos os sentidos nos quais Deus se comunica conosco. CRISTO é a Palavra de Deus Encarnada, e Palavra de Deus não apenas em sinais ou sílabas, mas em atos, pois a Palavra com ação é o que se chama VERBO.

0 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page
ConveyThis