top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

O ÚNICO MEDIADOR DE SALVAÇÃO É JESUS CRISTO

I TIMÓTEO 2.5-6: “Pois há um só Deus e também um só MEDIADOR entre Deus e os homens: UM HOMEM: CRISTO JESUS, que Se entregou para RESGATAR a todos. Este é o testemunho que foi prestado nos tempos estabelecidos…” (cf. Gálatas 4,4).

UM HOMEM JESUS CRISTO = O ÚNICO MEDIADOR DE REDENÇÃO!

Vejamos o que realmente proclama o apóstolo Paulo:

Por sua Encarnação – assumindo a natureza humana – no seio de Maria virgem, A PESSOA DO VERBO DIVINO (JESUS) se torna O MEDIADOR ÚNICO de REDENÇÃO da humanidade.

Desta forma, no sentido primário, somente JESUS é nosso MEDIADOR.

E JESUS se faz nosso MEDIADOR ÚNICO DE REDENÇÃO assumindo a natureza humana herdada de Maria:

“…acerca de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor, descendente de Davi quanto à carne” (Romanos 1,3).

JESUS é, portanto, descendente de DAVI por parte de JOSÉ (descendência legal) e por parte de MARIA (descendência biológica). Biologicamente, JESUS CRISTO se liga a ABRAÃO e a DAVI por MARIA, de quem ele recebe a natureza humana.

Nós – pecadores – tínhamos um débito infinito com DEUS e somente alguém que tivesse méritos infinitos poderia pagar essa dívida…

Este alguém é JESUS CRISTO…

CRISTO JESUS é DEUS e HOMEM ao mesmo tempo em sua única PESSOA: A PESSOA DO FILHO DE DEUS – VERBO ETERNO: 2.ª PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE.

Sendo DEUS, JESUS tinha mérito infinito. Sendo HOMEM, JESUS assumiu as nossas culpas, pagando-as na Cruz do Calvário.

Ou seja, era necessário que O FILHO DE DEUS assumisse a natureza humana para pagar a dívida infinita do homem para com DEUS.

Reafirmando, pois, é por meio de MARIA VIRGEM (Isaías 7,14; Mateus 1,23) que O MEDIADOR JESUS entra na história dos homens:

“E o VERBO se fez carne e habitou entre nós, e vimos sua glória, a glória que o Filho único recebe do seu Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1,14).

MARIA é pois “medianeira” desta graça de méritos infinitos: A ENCARNAÇÃO DO VERBO. Não há dúvida alguma: é por intermédio de MARIA que JESUS CRISTO se fez HOMEM e se tornou O NOSSO ÚNICO MEDIADOR DE REDENÇÃO.

UM SÓ MEDIADOR – “UM” = na sua individualidade (2.ª PESSOA DA SANTÍSSIMA TRINDADE – O VERBO ETERNO QUE SE ASSUME A NATUREZA HUMANA).

MEDIADOR – grego “MESISTES” (“mesithV”) – um elo para refazer/reconciliar a amizade entre Deus e a humanidade perdida pelo pecado (cf. Gálatas 3,20).

IMPORTANTE: para São Paulo a MEDIAÇÃO de CRISTO só é possível pela ENCARNAÇÃO DO VERBO (por sua natureza humana herdada de Maria).

Assim, pelo contexto, São Paulo está nitidamente defendendo que MARIA é verdadeira MÃE DA PESSOA DE JESUS CRISTO, presente no tempo, na história! JESUS CRISTO é Verdadeiro DEUS e Verdadeiro HOMEM.

“Mas quando veio A PLENITUDE DOS TEMPOS, DEUS ENVIOU SEU FILHO, QUE NASCEU DE UMA MULHER e nasceu submetido a uma lei, A FIM DE REMIR OS QUE ESTAVAM SOB A LEI, PARA QUE RECEBÊSSEMOS A SUA ADOÇÃO.”

Perceberam que a nossa REDENÇÃO e ADOÇÃO como FILHOS e FILHAS de DEUS só se faz possível pela ENCARNAÇÃO DA PESSOA DO VERBO (JESUS CRISTO) NO SEIO DE MARIA VIRGEM? Na História da Salvação, Maria é porta a Jesus e porta para Jesus.

1 visualização0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page
ConveyThis