top of page
Foto do escritorwww.intervencaodivina.com

Pedido de urgência do Estatuto do Nascituro será protocolado com recorde de assinaturas

Estatuto do Nascituro tem apoio de 300 deputados para ir ao plenário Câmara

O requerimento de urgência do Estatuto do Nascituro atingiu a marca de 300 assinaturas de deputados federais ontem (27) durante entrevista coletiva para a anunciar que o mínimo de 257 assinaturas havia sido ultrapassado e o requerimento foi protocolado. O requerimento é para que o projeto de lei do Estatuto do Nascituro saia da comissão da mulher onde está atualmente para ir à deliberação no plenário da Câmara. Quando começou a entrevista havia 297 assinaturas.

Segundo deputada federal Chris Tonietto (PL-RJ), presidente da Frente Parlamentar Mista Contra o Aborto e em Defesa da Vida, o estatuto “que confere proteção integral à vida do Nascituro” é especialmente importante no momento em que o país está “diante de uma grave ameaça à vida do Nascituro” com a “ADPF 442 que visa a descriminalização do aborto no Brasil” e “já está em pauta no Supremo”. A arguição de Descumprimento de Provimento Constitucional (ADPF) 442 foi impetrada em 2017 pelo Partido Socialismo e Liberdade pedindo a liberação do aborto até os três meses de gravidez. O único voto protocolado foi o da ministra Rosa Weber, que votou a favor. Em seguida, o julgamento foi suspenso sem data para recomeçar.

“Nós, enquanto parlamentares que representam a voz do povo, um povo que é soberano, um povo que não aceita o aborto, um povo que não aceita as drogas, nós estamos aqui para dizer que não queremos a nossa bandeira manchada com sangue inocente” disse Tonietto. “Então, estamos aqui para fazer frente ao aborto e a todas essas pautas nocivas inclusive aos valores majoritários de nossa nação”.

Sobre os próximos passos do requerimento, Chris Tonietto disse a ACI Digital que é preciso “garantir” que ele “seja aprovado nas próximas semanas e que o PL seja posto em votação logo em seguida”, visto que “o ato de definir a pauta do Plenário é uma atribuição” do presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP – AL). “Estamos trabalhando arduamente para que seja aprovado e siga para o Senado Federal”, ressaltou.

A deputada ainda reforçou que a bancada pró-vida continuará “pressionando os parlamentares a se posicionarem a favor do Estatuto do Nascituro e garantir a maior quantidade de votos possível para sua aprovação!​”

O deputado federal professor Paulo Fernando (Republicanos – DF) redigiu o Estatuto Nascituro e disse que o PL 478/2007 “foi inspirado no estatuto do embrião” da Itália que “visa assegurar o direito da criança desde a concepção” e lembrou que este Projeto é “muito importante porque representa a grande vontade da maioria do povo brasileiro, que é contrário ao aborto”, “razão pela qual, quase 300 deputados apresentaram requerimento”.

Quase no fim da coletiva, Chris Tonietto anunciou que, o requerimento de urgência do Estatuto do Nascituro tinha alcançado a meta de “300 assinaturas”.

“E nós vamos bater esta meta e vamos conseguir um quórum mais elevado do que o quórum de PEC”, disse a deputada. O quórum qualificado para uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é de 308 assinaturas. “Nós vamos superar esse número para provar que o Parlamento é majoritariamente pró-vida, representando a vontade popular que é soberana e é evidentemente contra o aborto”, disse Tonietto.


Via ACI Digital

1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page
ConveyThis